quinta-feira, 15 de março de 2012

O que suas unhas dizem sobre a sua saúde?


Há quem diga que quem tem áreas esbranquiçadas nas unhas é porque gosta de mentir. Isso é pura crendice popular. Machas, descamações e mudanças de cor nas unhas podem ser um alerta do corpo sobre a falta de algum nutriente.
Sabia que através das unhas dá para fazer o diagnóstico de doenças como anemia, problemas na tireóide, insuficiência renal, cardíaca ou respiratória? E com um diagnóstico precoce dá para preveni-las, que é à base da medicina chinesa.
Na grande maioria das vezes, partezinhas brancas nas unhas resultam de pequenas batidas ou atritos. Às vezes, manchas escuras, quase pretas, também são causadas pelo rompimento de um pequeno vaso sanguíneo do dedo. Nada disso é grave e tende a desaparecer em duas (ou mais) semanas. Porém, quando persistir, talvez seja melhor procurar um médico.
 Para a medicina tradicional chinesa, unhas com manchas ou alguns outros sinais podem revelar doenças que ainda não se manifestaram. Especialistas alertam que zonas brancas nas unhas podem ser um sinal de anemia, má circulação ou deficiência do fígado. Unhas azuladas têm a ver com problemas cardíacos e/ou pulmonares. Quando a unha está muito quebradiça ou descamando facilmente tem uma relação com a nutrição do organismo com todo.
Confiram a tabela abaixo com as principais alterações na unhas e o que elas podem significar.

  Por isso, esteja atenta às suas unhas. Pois, além delas serem sinônimo de charme feminino, elas trazem informações importantes sobre a nossa saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário