quinta-feira, 8 de março de 2012

Acupuntura estimula fertilidade em mulheres

           
            Diversos casais sofrem com a infertilidade. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana e da European Society of Human Reproduction and Embriology, a cada cinco ou seis casais, em todo o mundo, um terá dificuldade para engravidar.
            Apesar de pesquisas apresentarem um equilíbrio entre os problemas de fertilidade em homens e mulheres, uma solução se apresenta sem contra indicações: a acupuntura. Estudos mostram os benefícios da técnica para a fertilidade feminina, pois pode reduzir o estresse, aumentar o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos e normalizar a ovulação, fatores necessários para ajudar na concepção.
            Segundo Raymond Chang, da Cornell University e Meridian Medical (clínica privada que oferece tratamento usando a técnica), em Nova York, as mulheres poderiam acrescentar a acupuntura aos tratamentos contra infertilidade. “Quem tenta ter filhos costuma experimentar várias técnicas diferentes, e a acupuntura certamente é uma boa alternativa, já comprovada", observou Chang.
            A acupuntura, terapia milenar, que surgiu na China há mais de 2.000 anos, consiste na manipulação de pontos específicos do corpo, que segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) são conexões com vias de energia (meridianos) que correm pelo corpo, ajudando a manter um fluxo energético natural. Muitos estudos já haviam avaliado os benefícios da técnica quando associada a outros tratamentos de fertilização. Uma dessas pesquisas descobriu que mulheres que incorporam a acupuntura ao tratamento de fertilização in vitro (bebê de proveta) apresentam mais chances de engravidar do que as tratadas apenas com a técnica de reprodução assistida.
            A fertilização in vitro envolve a coleta de um óvulo, fertilizado pelo espermatozóide de um homem em laboratório. Os embriões resultantes são transferidos para o útero. Chang observou que um estudo anterior também demonstrou que mulheres que usaram apenas a acupuntura, sem outros tratamentos de fertilização, se mostraram tão propensas a conceber no mesmo prazo do que usuárias de medicamentos para combater problemas de fertilidade. Essa conclusão indica que a acupuntura "pode ser usada sozinha como tratamento padrão", disse o pesquisador à Reuters Health. A equipe de Chang resumiu estudos recentes sobre acupuntura e fertilização na edição de dezembro da revista Fertility and Sterility. 
           Em relação a explicações ocidentais sobre como a acupuntura poderia afetar a fertilidade, os pesquisadores descobriram que a técnica pode exercer influência sobre centros no cérebro que afetam a ovulação, além de reduzir o estresse. Chang explicou que, como o estresse pode impedir uma mulher de ovular, sua ausência geralmente promove a fertilidade. Essa tendência explica por que mulheres extremamente estressadas geralmente param de menstruar e por que casais geralmente concebem quando estão em viagem ou outras atividades de lazer. Os pesquisadores também descobriram que a acupuntura pode aumentar o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos femininos, oferecendo a eles uma melhor irrigação. Além disso, a acupuntura parece melhorar o revestimento do útero, local ao qual o embrião adere após a concepção. Esse revestimento é como o "solo do jardim", explicou Chang -- se está desnutrido, o embrião não se fixa e a gestação não terá continuidade.
           Chang observou que muitas pacientes já estão acrescentando a acupuntura a outros tratamentos para estimular a concepção. 
 

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário