quarta-feira, 14 de março de 2012

Como combater a celulite

celulite Como acabar com a celulite

 

A lipodistrofia ginoide é popularmente conhecida como celulite, caracterizada por uma inflamação das células devido ao acúmulo de gordura substâncias residuais nos tecidos. Atinge especialmente mulheres com problemas de má circulação, que não praticam exercícios físicos e não se alimentam bem. A herança genética também contribui para o aparecimento dela. Ao ingerir mais calorias do que necessitamos, aumentamos nosso estoque de gordura e quanto maior esse acúmulo, mais comprometida estará à circulação do sangue nesta região e mais profunda serão as ondulações.
A celulite é classificada segundo o grau:
Grau I: fase assintomática, alterações nem sempre visíveis e são reversíveis;
Grau II: as alterações da pele são visíveis, porém ainda são reversíveis;
Grau III: fase mais crítica; pele já apresenta alterações avançadas, entretanto o tratamento adequado tende a melhorar;
Grau IV: fase final, não há resposta ao tratamento. Sintomas como dor e desconforto estão presentes.
Neste quadro a alimentação desempenha um papel importantíssimo no tratamento da lipodistrofia ginoide, a terapêutica nutricional terá como objetivo diminuir o acúmulo adiposo, a retenção hídrica e regularizar o trânsito intestinal. A dieta deve ser pobre em gorduras e rica em frutas, verduras e legumes. Devem-se preferir os carboidratos integrais, fontes magras de proteínas. Evitar o sal, alimentos industrializados, embutidos, refrigerantes, enlatados, doce, chá preto, mate, café e bebidas alcoólicas. É importante também a ingestão de bastante líquido, principalmente água.
A fim de alcançar este objetivo é algumas dicas são valiosas:
- Consumir 20 a 30g de fibra por dia
- Evitar refrigerantes e as bebidas alcóolicas dando preferencia aos sucos naturais ou água.
- Beber em média 2 litros de água por dia
- Dar preferencia a fontes magras de proteína, como: peixes e frangos consumidos sem pele; carnes vermelhas magra como maminha, lagarto e outros.
- Evitar preparações gordurosas: trocando alimentos fritos por assados e cozidos; evitar uso de molhos gordurosos; queijos gordos; pães e bolachas recheadas.
Mulheres não desistam, a celulite pode ser tratada na grande maioria dos casos, fiquem atentas a alimentação, pois esta possui um peso enorme na melhora deste quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário