sábado, 10 de março de 2012

Colesteol: como evitar seus excessos.


O colesterol é uma substância gordurosa que circula nas artérias juntamente com o sangue, e tem como função servir de base a centenas de processos químicos desenvolvidos no organismo. Ele é responsável por exemplo, pela produção de hormônios sexuais, cortisona e vitamina D. Além disso, o colesterol é convertido em ácidos biliares para ajudar na digestão.

A maior parte do colesterol presente no corpo é sintetizado pelo organismo, sendo apenas uma pequena parte adquirida através da dieta. Portanto, ao contrário do que se pensava, o nível de colesterol no sangue não se eleva quando se aumenta a quantidade de colesterol na dieta. O colesterol é encontrado com mais frequência nos tecidos que têm capacidade de sintetizar, como: fígado, medula espinhal, cérebro e artérias.

Embora seja indispensável ao organismo, sua concentração excessiva na corrente sanguínea tende a acumular-se nas paredes das artérias, formando placas de gordura e causando enfermidades graves, tal como angina do peito, aterosclerose, cálculos renais e biliares, trombose coronária, etc.


Tipos de Colesterol


Colesterol HDL

O HDL é o “bom” colesterol. Quando existem altas concentrações dele no sangue, há menor risco de ataque cardíacos. O HDL ajuda a remover o colesterol das paredes das artérias. Ele carrega o colesterol das células do corpo para o fígado. Então, esse colesterol é reutilizado, transformando-se em ácidos biliares.


Colesterol LDL

O LDL é o colesterol “ruim”. Ao contrario do HDL, as altas concentrações dela no sangue estão associadas a um maior risco de doenças cardiovasculares. O LDL se oxida e se deposita nas paredes das artérias para iniciar a condição conhecida como arteriosclerose.


A elevação dos níveis de colesterol no sangue esta diretamente relacionada com dietas ricas em alimentos gordurosos, carne vermelha gordurosa e vida sedentária. Algumas pessoas, porém com deficiência orgânica, não conseguem metabolizar devidamente o colesterol, favorecendo sua concentração no sangue.


Como evitar o Colesterol
Para evitar o colesterol alto, é necessário que se tenha um estilo de vida saudável:

ü    Uma dieta equilibrada à base de alimentos específicos que ajudem a diminuir a dosagem de colesterol.

ü     Perder Peso: Pessoas com excesso de gordura corporal estão mais propensas a desenvolver doenças cardíacas e derrame. A obesidade não é saudável, pois o excesso de peso aumenta o esforço do coração.

ü    Atividade Física.

ü    Fazer exames regulares.


Algumas dicas para ajudar você a combater o excesso de colesterol:

Alcachofra: Cozinhar 2 alcachofras e tomar o caldo do cozimento. Incluir alcachofra na alimentação na forma de salada.

Berinjela: Bater em liquidificador ½ berinjela sem casca e 300 ml de suco de laranja. Coar e tomar 3 vezes ao dia antes das refeições. Incluir berinjela na alimentação.

Cenoura: Suco puro. Tomar 250 ml 30 minutos antes das refeições.


Fonte: dicas tiradas do livro Medicina Alternativa de A a Z. Ed. Natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário