sexta-feira, 9 de março de 2012

Aromaterapia: o perfume que cura!


O poder terapêutico das essências aromáticas das plantas.
Aroma significa perfume, e terapia, tratamento. Aromaterapia, então, é o uso de óleos aromáticos extraídos de plantas para melhorar sua saúde e seu bem estar geral. Esses extratos chamados essências ou óleos essenciais contêm as substâncias que dão perfume às plantas e, por isso, seu odor é a característica principal.
 Como agem?
Os óleos essenciais estimulam o alfato, o sistema nervoso central, a  induzir a liberação de substâncias neuroquímicas, que podem ser sedativas, estimulante  ou relaxantes. Quando usadas na pele, suas propriedades medicinais penetram nos poros atingindo a corrente sanguínea, o sistema linfático, chegando aos órgãos. Os óleos possuem a capacidade de restabelecer o equilíbrio da mente e de todos os sistemas do corpo humano. A aromaterapia já está ajudando funcionários a ficarem atentos ao realizarem atividades mentais repetitivas. E os hospitais estão usando a aromaterapia para ajudar pacientes a relaxarem, para que outras modalidades de cura funcionem.
A aromaterapia é bastante versátil e pode ser utilizada de diferentes formas para tratar uma ampla variedade de problemas físicos e emocionais.
Algumas dicas:
- Massagem: Misture 9 gotas de óleo essência para cada 10 ml (2 colheres de chá) de óleo de amêndoa doce. Pode-se usar as 9 gotas do mesmo óleo essencial ou, se optar por uma mistura 3 gotas de cada tipo. Esta quantidade e mais do que suficiente para se aplicar numa região corpórea; contudo, se for fazer uma massagem no corpo inteiro, sugiro triplicar a medida.
TPM – fazer a receita básica (acima) com uma mistura de óleo essencial de lavanda, rosa e alecrim. Antes de dormir, aplique massagens regulares, suaves, por alguns minutos, em todo o abdômen e no púbis. Depois de terminado, friccionar novamente as duas mãos ate esquentar e inale profundamente por três vezes o aroma.

Insônia – pingar 5 gotas de óleo essência de lavanda e 5 de rosa, no difusor elétrico antes de dormir.
- Ambiente: passar um pano umedecido em uma solução de um litro de água morna com 10 gotas (cada) de óleo essencial de sua preferência, no ambiente (cozinha, banheiro...).
A aromaterapia é muito fácil de usar!
A quem não seria recomendado o banho com óleos perfumados ou a massagem aromática?

Nenhum comentário:

Postar um comentário