quarta-feira, 14 de março de 2012

Ciência comprova que pele e cabelos bonitos estão em uma dieta equilibrada


Não adianta procurar os últimos lançamentos da indústria cosmética para cuidar dos cabelos e da pele se você continua com péssimos hábitos alimentares. Hoje, médicos, cosmiatrias e a própria indústria da beleza descobriram que a receita da juventude e da beleza está numa dieta alimentar correta e à sua disposição na geladeira e na dispensa.
          Pele bonita, bem hidratada, sem manchas e cabelos saudáveis, sedoso com brilho? É sabido que a deficiência de alguns nutrientes podem acarretar manifestações cutâneas. Assim, acredita-se que a manutenção de uma pele saudável esta ligada a uma alimentação equilibrada. A informação é da nutricionista clínica, Cláudia Oliveira. De acordo com a especialista, o consumo de vitaminas A e C, vitaminas do complexo B e zinco pode melhorar o aspecto da pele. Entretanto deve ser evitada a automedicação com a vitamina A, pois seu acúmulo pode ser nocivo à saúde.

       Ela explica que atualmente estudos têm sugerido um efeito fotoprotetor de nutrientes como as vitaminas C e E, os carotenóides e os ácidos graxos ômega-3 . “Em relação aos carotenóides, estudos tem mostrado um efeito fotoprotetor sobre apele, reduzindo a sensibilidade às queimaduras solares. Esse efeito fotoprotetor dos carotenóides pode estar relacionado à sua capacidade de estimular a produção de melanina. No entanto, altas doses de carotenóides podem acarretar uma coloração amarelada da pele”, observa. Segundo ela, algumas principais fontes de carotenóides incluem tomate, cenoura, espinafre, batata-doce, damascos.

De acordo com Cláudia Oliveira, outro nutriente que vem sendo ligado à saúde da pele são os ácidos graxos ômega-3. Vários estudos envolvendo os ácidos graxos ômega-3 também apontaram um efeito fotoprotetor desse nutriente, devido assuas propriedades antiinflamatórias. Sugere-se que o efeito protetor do ômega-3 estaria ligado à inibição da prostaglandina E2. Os ácidos graxos ômega-3 são encontrados nos peixes e nó óleo de peixe.

Apesar de ainda ser preciso mais estudos para verificar o verdadeiro efeito dos nutrientes sobre a saúde da pele. A maioria dos estudos concorda que a recomendação de uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes e alta ingestão de água esta ligada a manutenção de uma pele saudável.

O que não pode faltar na sua dieta. Frutas (laranja, limão, acerola, morango) e vegetais amarelos (cenoura, abóbora, milho) e verdes escuro (espinafre, brócolis,aspargo) para obter vitaminas A e C. Leguminosas, pães e cereais integrais ou enriquecidos, ovos e verduras escuras para obtenção de vitaminas do complexo B. Frutos do mar, aves e cereais para suprir deficiências de zinco. Peixes gordurosos (salmão e atum), óleo de linhaça, gergelim e girassol para obter ácidos graxos ômega-3. Beba água suficiente para refrescar o corpo e eliminar resíduos. Não fume e evite ambientes com fumaça. Tente evitar o estresse.
http://m.correio10.com.br/noticia/13828/ciencia-comprova-que-pele-e-cabelos-bonitos-estao-em-uma-dieta-equilibrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário