sexta-feira, 16 de março de 2012

Chá Verde: Bons motivos para tomá-lo



O chá verde é o queridinho de toda dieta, mas existem muitos outros benefícios pelos quais vale a pena tomá-lo. Diariamente saem estudos com novas descobertas a favor dessa bebida. Principais motivos para seu consumo:
1. Antienvelhecimento - os flavonóides contidos no chá verde são conhecidos lutadores contra o envelhecimento. Ao evitar a oxidação celular, mantém as células vivas por mais tempo. O chá verde também combate os radicais livres a inflamação causada pela exposição à luz solar. Devido aos mesmos efeitos antioxidantes, o chá verde possivelmente retarda o processo do envelhecimento da pele em geral como o surgimento de rugas, bolsas sob os olhos, manchas na pele, etc. Estudos mostraram que cremes com chá verde levam a melhorias significativas na elasticidade da pele.
2. Termogênico – a cafeína e as catequinas aumentam a termogênese, ou seja, ajudam a queimar  mais calorias ao longo do dia. E se malhar, consegue queimar mais gorduras durante o exercício.
3. Mau hálito, dor de garganta e cáries - o seu dentista vai negar até o fim, mas a verdade é que o chá verde parece ter efeito inibidor em bactérias que temos na boca combatendo o mau hálito, dor de garganta e cáries. O mesmo estudo mostrou que o chá verde poderia combater também vírus presentes na boca.
4. Protege o cérebro do Mal de Alzheimer – As mesmas substâncias que parecem prevenir o câncer no chá verde evitam que se forme uma proteína que cria placas no cérebro e levam à demência chamada de doença de Alzheimer.
5. Proteção contra doenças cardiovasculares – vários estudos associam o consumo de chá verde com a redução de doenças cardiovasculares e com a redução do colesterol total e de sua fração “ruim” o LDL. Com moderação.
6. Ação anticancerígena - substâncias contidas no chá verde previnem a oxidação das células e combatem os radicais livres sugerindo que ele é capaz de prevenir vários tipos de câncer.
7. Previne e reduz artrite - substâncias químicas contidas no chá verde podem bloquear a enzima que destrói cartilagem e leva à dolorosa artrite. O chá deveria ser bebido como profilático para evitar a doença, segundo médicos.
Mas como qualquer produto, natural ou quimicamente alterado, nem tudo são rosas e existem sempre cuidados a considerar bem como efeitos secundários que podem vir a causar desconforto ou situações verdadeiramente desagradáveis e perigosas.
As mais comuns contra-indicações do chá verde são muito similares às de qualquer chá em geral, mas deve estar sempre presente, a idéia de que cada ser humano é um mundo e que algo que é absolutamente inócuo para uma pessoa pode ser muito gravoso para outra. Bem, mas vamos então saber algumas contra-indicações.
- Bloqueia a absorção de ferro nos alimentos – evite ingerir chá verde junto às refeições (especialmente naquelas que sejam ricas em ferro).
- Grávidas e Lactantes - a principal razão reside no fato do chá verde conter quantidades significativas de taninos, que podem causar vômitos e náuseas e à concentração de teofilina (elemento químico estimulante do tipo da cafeína).
- Pessoas com dificuldade para dormir (Insônia) – devido o chá verde possuir teofilina (estimulante semelhante à cafeína), evite tomá-lo à noite.
- Problemas cardiovasculares - o chá verde tem um forte poder estimulante, tremendo na sua ação devido à grande presença de
teofilina. Por isso, não é de estranhar que se registe um aumento da pressão arterial ou que algumas pessoas que sofrem de algum tipo de debilidade cardíaca podem sentir palpitações cardíacas irregulares (arritmias e taquicardia).
O chá verde não é definitivamente recomendado para pessoas hipertensas!
- Gastrite
- Hipertireoidismo – o chá verde estimula o metabolismo.
                 O chá verde é um chá medicinal que usado e preparado corretamente, de acordo com a tradição milenar Oriental, não apresenta qualquer efeito nefasto. É só preciso:
- Fazer a sua infusão
- Não ingerir em grandes quantidades (2 a 4 xícaras por dia)
- Esperar 2 min após a água ferver para fazer a infusão
- Beber até 20 min após as refeições e de preferência até às 17:00
- E…nunca reaquecer o chá!
O chá verde deve ser bebido com moderação. Os seus benefícios ultrapassam os potenciais efeitos secundários, mas estes não devem ser ignorados. Anote as dicas e insira o chá verde na alimentação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário