segunda-feira, 5 de março de 2012

Atividade Sexual: visão da Medicina Tradicional Chinesa

Desde os tempos antigos na China, a atividade sexual excessiva tem sido considerada uma causa de doença, pois tende a exaurir a Essência do Rim. No Ocidente, a atividade sexual excessiva não é considerada prejudicial à saúde.
 
Em primeiro lugar, deveríamos definir "atividade sexual" nesse contexto. Por "atividade sexual", entende-se a ejaculação real para os homens e o orgasmo para mulheres. As atividades sexuais que não culminam em orgasmo não são consideradas lesivas à Essência do Rim.
As essências sexuais, tanto no homem como na mulher, são manifestações exteriores da Essência do Rim. Por essa razão, a perda das essências sexuais leva à perda temporária da Essência do Rim. Sob condições normais, todavia, tal perda é rapidamente recuperada e a atividade sexual normal não provoca doenças. Somente quando houver um excesso dessa atividade é que ocorre a perda da Essência causada por sexo, uma vez que o organismo não tem tempo de se recuperar e restaurar a Essência.
Naturalmente, é impossível dizer o que é uma atividade sexual "normal" ou "excessiva", uma vez que isso é muito relativo e depende da constituição de cada pessoa e da força da Essência. O que pode ser considerado um "excesso de sexo" para uma pessoa com debilidade no Rim, pode ser normal para outra e vice-versa. Pode-se, todavia, definir a atividade sexual como "excessiva" se ela resultar numa fadiga significativa, de maneira a causar determinados sintomas específicos tais como tontura, visão turva, lombalgia, joelhos debilitados e frequência urinária.
A coisa certa a ser feita é ajustar a atividade sexual de acordo com a idade e a condição física, além de considerar as estações climáticas. Em nossa sociedade essa ideia está completamente distante da realidade da maioria das pessoas. O livro Classic of Simple Girl (dinastia Sui,581-618) oferece uma indicação da frequência recomendada de ejaculação, de acordo com a idade e as condições de saúde.

Tabela: Efeito da atividade sexual na Essência do Rim.

IDADE
EM BOAS CONDIÇOES DE SAÚDE
SAÚDE REGULAR
15
2x/dia
1x/dia
20
2x/dia
1x/dia
30
1x/dia
A cada2 dias
40
A cada 3 dias
A cada 4 dias
50
A cada5 dias
A cada 10 dias
60
A cada 10 dias
A cada 20 dias
70
A cada 30 dias
Abstinência

 Naturalmente que isso não deveria ser interpretado literalmente, mas apenas como uma ampla orientação. A atividade sexual deve ser reduzida se houver uma deficiência de Qi ou de Sangue e, principalmente, de Rim. Finalmente, a atividade sexual também deve ser ajustada de acordo com as estações, aumentando-se a quantidade durante a primavera e diminuindo-se durante o inverno. Embora tais "regras" não devam ser interpretadas restritivamente, como praticantes da medicina chinesa devemos ser capazes de orientar nossos pacientes sobre essa questão.
Muitos problemas sexuais masculinos, tais como impotência ou ejaculação precoce, muitas vezes requer, antes de tudo, uma diminuição da atividade sexual para haver alguma chance de sucesso no tratamento.
A medicina chinesa sempre deu ênfase à importância da atividade sexual excessiva como uma causa de doença, mas não à atividade sexual insuficiente. Especialmente nas mulheres ocidentais, ela é frequentemente uma causa de doença, um pouco parecida com tensão emocional. O desejo sexual depende do Fogo Ministro e um apetite sexual saudável indica que esse Fogo é abundante. Quando o desejo sexual eleva as chamas do Fogo Ministro, ele se inflama e o Yang sobe. O orgasmo é uma liberação de tal acúmulo de energia Yang e, sob circunstâncias normais, é uma descarga benéfica de Yang Qi e promove o fluxo livre de Qi.
Quando o desejo sexual está presente, mas não tem uma saída em atividade sexual e orgasmo, o Fogo Ministro pode se acumular, dando origem a Calor no Sangue e estagnação de Qi no Aquecedor Inferior. Esse Calor acumulado mexerá posteriormente o Fogo Ministro e molestará a Mente, ao passo que a estagnação de Qi no Aquecedor Inferior pode dar origem a problemas ginecológicos como dismenorréia.
Naturalmente, se o desejo sexual estiver ausente, a falta de atividade sexual não será uma causa de doença. Reciprocamente, se a pessoa se priva de atividade sexual, mas o desejo é forte, isso também incitará o Fogo Ministro. Dessa maneira, o fator crucial é a atitude mental.
Embora a medicina chinesa esteja principalmente preocupada com a atividade sexual excessiva como uma causa de doença, uma vida sexual infeliz, com inabilidade para alcançar um orgasmo ou falta de calor e de afeto, também é uma causa importante e frequente de doença. Isso provoca em geral uma profunda infelicidade ou ansiedade que se tornam por si sós causas de doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário