terça-feira, 30 de outubro de 2012

Aprenda a meditar em situações do dia a dia e tenha mais qualidade de vida



Para meditar não é necessário um local específico, nem muita preparação ou tempo. É possível praticar a meditação em qualquer lugar, a qualquer hora e até por poucos minutos. "Podemos meditar tomando banho, em uma fila de espera, dentro de um transporte, caminhando, limpando a casa", afirma Clene Salles, autora do livro Meditação Express (veja dicas da escritora no álbum abaixo).

DICAS PARA AQUIETAR A MENTE

  • No chuveiro: levante o rosto para a água e deixe que ela desça sobre a cabeça. Inspire e expire profundamente, devagar, por três vezes. Preste atenção ao perfume do sabonete e ao som da água caindo no chão. Imagine que trouxe seus problemas até a superfície da pele, deixando que a água os leve embora. Feche os olhos e repita por três vezes "Sinto-me renovado", antes de sair do banho
  • Na mesa de trabalho: feche os olhos, inspire e expire profundamente por cinco vezes, dando especial atenção ao momento da expiração. Use esta técnica de visualização: imagine a tarefa que está prestes a executar. Relembre todos os seus talentos (entusiasmo, atenção, criatividade) que serão a chave para realizá-la. Antes de abrir os olhos, visualize a tarefa já cumprida
  • Enquanto caminha: endireite-se e encolha a barriga. Caminhe devagar, focando a atenção em cada parte do corpo, uma de cada vez, por dez minutos. Em primeiro lugar, entre em sintonia com os joelhos, quando eles se levantam e dobram. Depois, observe os quadris, os calcanhares, a sola dos pés quando tocam o chão. Agora é a vez dos braços, veja como vão para a frente e para trás, com ritmo
  • No trajeto para o trabalho: levante as sobrancelhas e conte até três. Repita mais uma vez. Faça o mesmo com cada parte do corpo, esticando e relaxando os ombros, os braços, as pernas. Ao acabar, observe como seu corpo e sua mente ficaram mais relaxados. Quando relaxamos, a respiração desacelera e o ritmo cardíaco e a pressão arterial diminuem. O corpo atinge um estado de calma e o humor melhora
  • Fonte: Clene Salles
Segundo ela, meditar é voltar-se para si mesmo e "silenciar" a mente para o exterior. "Meditar é a arte da atenção, na qual o silêncio interior se torna restaurador para o ser humano que o está praticando. Quantas vezes nós estamos conversando com alguém e, de repente, o mundo fica distante e silencioso por alguns instantes, e perdemos a noção de espaço e tempo. Quando 'voltamos', nos damos conta que não ouvimos o que a outra pessoa dizia. Naqueles instantes, nós meditamos", explica a escritora.
Mas para se obter os benefícios da prática, como equilíbrio emocional e clareza mental, é preciso que esse momento de silêncio interior seja feito intencionalmente, trabalhando a respiração e o relaxamento e libertando a mente de pensamentos que tragam desarmonia, como problemas, situações negativas e angústias.
Para começar, não é preciso ter aulas ou buscar um guru. Basta querer e ter disciplina para incorporar a prática na rotina (veja ao lado algumas dicas). "Felicitar-se pelo mínimo que seja, mesmo que tenha conseguido meditar um minuto, já é um ótimo passo", diz. 
Você pode iniciar com uma vez a cada três dias e ir aumentando esse tempo, à medida que for se sentindo mais confiante, para uma vez ao dia. "O ideal, depois que a pessoa aprendeu, é uma vez pela manhã e outra à noite. Se a pessoa vive em um lugar agitado como as grandes metrópoles, eu sempre recomendo meditações curtas, de três minutos, três ou quatro vezes por dia", afirma.
Uma dica para os iniciantes é usar a visualização criativa no começo. "Pode-se usar uma imagem mental, como, por exemplo, uma lembrança agradável, ou manter-se relaxado, em silêncio, com um foco pré-determinado em uma janela que tenha uma bela paisagem", fala a escritora.
Uma recomendação é evitar meditar de estômago cheio. É melhor realizar a prática em jejum ou duas horas após as refeições. "Se pudermos evitar bebida alcoólica, doces e excesso de massa antes, o resultado será melhor", indica Salles. 
Para quem sofre de estresse, ansiedade e depressão, a meditação pode ajudar a trazer mais bem-estar e qualidade de vida. Sem dispensar, é claro, o acompanhamento médico quando necessário.
Para Salles, o ideal é não deixar o mal se tornar grave para buscar ajuda na meditação, mas tentar trazer a prática para a vida exatamente a fim de evitar tais doenças. "As pessoas procuram meditar apenas quando algo mais crônico já se instalou e é aí que vive o desafio. Quando a dissonância já se instalou, as pessoas ficam menos dispostas para a prática", aponta.

Um comentário:

  1. Além de ser uma delícia, faz um grande bem pro corpo e pra mente!
    :)
    Adorei o blog e já estou seguindo.
    Bjão!

    ResponderExcluir