sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A Acupuntura e as Emoções



       Diariamente somos invadidos por um turbilhão de emoções. Raiva, medo, tristeza, preocupação. São todos sentimentos normais e comuns. Mas quando eles se exacerbam nos desequilibram e, se persistem, podem vir a ser possíveis causadores de doenças físicas e emocionais. Então entra em cena a acupuntura; uma aliada na busca pela saúde do corpo e da mente.
       Esta terapia milenar promove o equilíbrio energético e emocional, estimulando a liberação de algumas substâncias naturais do corpo humano, como as serotoninas e as endorfinas, responsáveis pelo relaxamento mental e pela sensação de bem estar. É dessa forma que ajuda a tratar casos de ansiedade excessiva, estresse, explosões de raiva, pânico, entre outros. Além disso, a técnica auxilia em casos de depressão, choro constante, tristeza profunda e pensamentos de suicídio, que muitas vezes são incompreendidos tanto pelos familiares quanto pelo próprio paciente.
      E os benefícios da acupuntura vão além da abordagem emocional, atuando na autorregulação das funções do corpo. Manifestações físicas como insônia, falta de ar, palpitações, dores e tensões pelo corpo, também são tratadas, devido o seu efeito analgésico, relaxante muscular e regulador do sono. A técnica chinesa apresenta ainda ótimos resultados em pacientes com sintomas gastrointestinais, como vômitos, gastrite e constipação intestinal.
           O grande diferencial da Medicina Tradicional Chinesa é considerar o ser humano como um todo, ou seja, o tratamento sempre se baseia na recuperação do equilíbrio energético do paciente e não apenas na doença que o está acometendo.  É por essa razão que os procedimentos, a escolha das técnicas e dos pontos a serem utilizados são individuais e únicos. Outro diferencial é que a técnica chinesa pode ser associada aos tratamentos médicos tradicionais, trazendo apenas benefícios.

 
Floral de Bach: mais um aliado
A terapia Floral de Bach também é muito indicada nos casos de problemas emocionais. Os florais têm o objetivo de harmonizar os estados mentais e emocionais através das essências energéticas extraídas das flores, sendo comumente aliados à acupuntura na busca pela saúde.
Assim como na técnica chinesa, os florais tratam o indivíduo, e é por isso que duas pessoas com o mesmo problema podem necessitar de florais diferentes.
É sempre importante ressaltar que tanto a acupuntura quanto a terapia Floral de Bach não devem substituir nenhum tratamento médico, mas sim, utilizadas em conjunto com os procedimentos tradicionais, proporcionando benefícios significativos na recuperação do paciente.

 
Tratamento personalizado             

As sessões de acupuntura, inicialmente, ocorrem uma vez por semana. Com o tempo, ajusta-se a quantidade de acordo com a progressão e a necessidade de cada paciente.
Além da acupuntura e dos florais de Bach, diversas outras técnicas podem ser utilizadas no tratamento, como a eletroacupuntura, auriculoterapia, moxabustão, ventosa, entre outras. Sendo empregadas em conjunto ou isoladamente, contribuem para o sucesso do tratamento.

Lembre-se sempre: a Medicina Tradicional Chinesa e os Florais de Bach são grandes aliados nos cuidados com a sua saúde física e mental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário