terça-feira, 16 de outubro de 2012

Acupuntura ajuda aliviar dores da fibromialgia


   
         O tratamento da dor é uma das aplicações mais conhecidas da acupuntura no Ocidente. A técnica pode tratar os mais diversos tipos de dor, a partir de um diagnóstico preciso que identifique sua causa e garanta mais qualidade de vida às pessoas. Nos últimos anos, explica Dirceu de Lavor Sales, presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, a prática tem se mostrado muito eficaz para amenizar as dores e as limitações de pacientes que sofrem com a fibromialgia, dor crônica generalizada por todo o corpo, que atinge 2% da população, sendo oito mulheres para cada homem. "A idade do aparecimento da fibromialgia é geralmente entre 30 e 60 anos, porém há casos em pessoas mais velhas, crianças e adolescentes".
A fibromialgia já é conhecida há mais de 100 anos, mas se davam nomes diferentes para ela e não havia um consenso de como fazer o diagnóstico da doença. Hoje já possui características essenciais para o seu diagnóstico. "Dor, por mais de três meses, em todo o corpo e presença de pontos dolorosos na musculatura (11 pontos, de 18, que estão pré-estabelecidos) já indicam a doença.
A depressão está presente em 50% dos pacientes com fibromialgia, que por si só, piora o sono, aumenta a fadiga, diminui a disposição para o exercício e aumenta a sensibilidade do corpo. Ainda como sintomas da fibromialgia identifica-se a rigidez matinal, dor abdominal, cefaléias, tonturas, amortecimentos, dor torácica atípica, palpitação, sensação de aumento do volume articular, tensão pré-menstrual, incômodo psicológico como depressão e ansiedade, queixas cognitivas como problemas de memória e dificuldade de concentração. Em alguns pacientes, são encontrados pontos de intensa contração muscular, semelhantes a pequenos caroços: são os chamados "pontos-gatilho".

O tratamento para quem sofre de fibromialgia é constante, pois a doença ainda não tem cura, o mais importante é um tratamento eficaz para controlar os sintomas. Em um estado de dor crônica, os medicamentos utilizados com mais eficácia são os analgésicos e antidepressivos. Vários tipos de tratamento já foram testados para a fibromialgia, e muitos deles não ajudaram. Porém, com o melhor entendimento do problema, novas medidas estão por vir. Atividade física regular é o tratamento capaz de restaurar a pessoa para uma vida normal. A acupuntura também é um método que pode ajudar em casos de dor localizada e resistente, e é recomendada com certa frequência. Porém, a acupuntura funciona somente enquanto o paciente está sob tratamento, e não tem efeito duradouro. Para Lavor Sales, a técnica além de exercer um potente efeito analgésico, tem ação anti-inflamatória e relaxante muscular. A sensação de alívio das dores e o desconforto têm feito com que cada vez mais pessoas busquem a técnica, pois sua ação terapêutica age diretamente nos músculos afetados.

Fonte: http://tinyurl.com/4zu2esw 


Nenhum comentário:

Postar um comentário