segunda-feira, 17 de junho de 2013

Tratamento das Varizes por Acutuntura


As varizes além de inestéticas, incomodam, provocam uma sensação de mau estar, são dolorosas e se
não forem tratadas, podem originar problemas mais graves.
Os sintomas das varizes são os mais variados e dependem do tempo e da evolução das complicações. O cansaço, as cãibras, o inchaço e as dores nas pernas são os principais sintomas. O edema, em geral é a primeira complicação, inicia-se no tornozelo e, pode atingir até o joelho. É discreto e inexistente pela manhã e aumenta à tarde e sua intensidade depende se o paciente ficar muito tempo em pé ou sentado. A dor , sensação de peso e cansaço aparecem em geral quando o paciente fica muito tempo em pé, melhorando com o repouso com pés elevados. E se o problema não for tratado, podem ocorrer complicações como ferimentos na pele e úlceras varicosas, e numa fase mais avançada, podem ocorrer complicações inflamatórias. Geralmente, dá-se o nome de varizes aos vasos mais salientes e "derrames" aos menos salientes.
O sangue que circula nas veias, diferente do das artérias, fá-lo contra a força da gravidade, ou seja, de baixo para cima. Por esse motivo, as veias possuem umas válvulas que se abrem e fecham para permitir o fluxo do sangue e impedir que este circule "contra a corrente". Quando as válvulas deixam de funcionar adequadamente, a parede da veia perde tonicidade e o sangue deixa de fluir. É então que aparecem as varizes.
É um problema crônico e, ainda que se eliminem algumas varizes, ao fim de algum tempo voltam a aparecer outras, pois estes tratamentos geralmente não fazem com que o sangue volte a circular nas veias; pelo contrário, não facilitam a circulação.

A resposta da Medicina Chinesa


As varizes sempre incluem o que a MTC chama de estases de Sangue. Estases de Sangue formam-se por Deficiência de Qi, Deficiência de Sangue, Deficiência do Yin do Fígado e dos Rins, Deficiência do Yang do Baço e dos Rins, Frio-Umidade, Calor-Umidade , etc.
Na acupunctura são aplicadas agulhas em pontos específicos. Deste modo, são desbloqueados os pontos energéticos e simultaneamente ativada a circulação de energia e sangue.
Este poderá ser um tratamento longo, mas desde as primeiras sessões irá sentir-se melhor. O tratamento de varizes em MTC passa sempre pela acupuntura associada à fitoterapia chinesa chinesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário