segunda-feira, 17 de junho de 2013

Acupuntura ativa os hormônios do crescimento


Diversos fatores contribuem para nossa estatura adulta. A partir de uma célula, resultado da fusão de um espermatozóide com um óvulo, desenvolve-se um organismo extremamente complexo e infinitamente maior. Para este desenvolvimento vários aspectos são importantes tais como nossa carga genética, aspectos nutricionais, hormonais, emocionais e comportamentais.
Filhos de pais com determinada estatura terão sua altura muito próxima do pai correspondente do mesmo sexo, ou seja, um filho terá uma altura próximo a de seu pai, e uma filha, próxima a da sua mãe. Para um cálculo aproximado,costuma-se usar a seguinte fórmula: soma da altura dos pais mais 13 centímetros para os meninos (ou menos 13 centímetros para as meninas) dividido por dois. Temos assim o que chamamos de “altura-alvo” de uma pessoa. A altura é considerada normal se for seis centímetros acima ou abaixo do valor calculado. Neste contexto, tem-se a expectativa de que pais baixos terão filhos baixos e pais altos terão filhos mais altos.
Outros fatores também são importantes no processo de crescimento como a alimentação, que deve ser adequada desde a vida no útero materno. Uma mãe que tem pressão alta, que fuma ou que é desnutrida poderá ter um recém-nascido com baixo peso e estatura comprometida que irá determinar um comprometimento da altura na vida adultadessa criança. O uso de medicamentos, principalmente os que contêm cortisona, pode afetar o crescimento das crianças.
A Acupuntura, método terapêutico milenar de origem chinesa, baseado num mapa de pontos do corpo humano, estimulados através de agulhas a produzir eliberar substâncias que atuam no sistema nervoso central é hoje, o único método natural, eficaz,sem contra indicações e sem efeitos colaterais – já que é inóquo – que ativa o hormônio do crescimento (GH) em crianças que estão entrando na puberdade (entre 8 e 13 anos para as meninas, e entre 9 e 14 anos para os meninos). O tratamento através da acupuntura, quando iniciado nesseperíodo, propicia resultados excelentes, superando as expectativas dos pais. Quanto mais cedo for diagnosticado o baixo crescimento, melhores serão os resultados da terapia com acupuntura.
O hormônio do crescimento, também conhecido como GH (do inglês, growth hormone), é produzido naturalmente pelo nosso organismo. O tratamento com acupuntura é indicado quando é constatado que o próprio organismo não fabrica a quantidade suficiente dessa substância, o que leva a criança a crescer menos do que deveria. E isso pode acontecer por algumas razões, como falha na glândula hipófise, localizada no cérebro e responsável pela produção do GH; doenças pré-existentes, tumores cerebrais, tratamentos com radioterapia e cirurgiascerebrais podem afetar o bom funcionamento dessa glândula. Também, se houver algum problema no hipotálamo, a região do cérebro que regula a secreção do hormônio pela hipófise, o crescimento da criança fica comprometido.
No momento em que o pediatra perceber que houve uma diminuição ou parada no ritmo de crescimento da criança que está entrando na puberdade, o tratamento poderá ser iniciado com sessões semanais.
Como saber se seu filho tem a estatura ideal?
Para identificar se uma criança está crescendo de maneira saudável e dentro das medidas padrões para a sua idade, os especialistas recorrem à tabela abaixo:
Acupuntura ativa os hormônios do crescimento
Fonte tabela: MANUAL DO BEBÊ, DE RUY PUPO FILHO (EDITORA ALEGRO)
Existem também situações específicas onde a terapia com acupuntura é indicada, como em algumas síndromes que afetam o crescimento. Saiba mais através do site www.acupunturaenomoto.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário