segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sua dor é física ou psíquica?

Avanço científico quebra paradigma que separa mente e físico 
Você já parou para pensar que sua dor de cabeça pode ser emocional? Que as dores lombares e na região dos ombros podem ser ocasionadas pelo estresse e não por problemas nos músculos ou nos ossos?
Os avanços científicos do século XX quebraram os paradigmas que separavam mente e físico. Além disso, a mudança no processo de adoecer deixou mais claro o papel psicológico e social em relação à saúde das pessoas. Com isso, acontecimentos da vida, eventos ambientais, relações sociais, afetivas e familiares alteram a maneira como o indivíduo percebe o mundo externa e internamente. Esta percepção, para acontecer, depende de uma complexa rede de conexões nervosas que integram nossos órgãos dos sentidos e o sistema nervoso central.
Diante destas descobertas, atualmente os médicos conseguem afirmar que a diferença entre uma doença orgânica e uma doença psicogênica está apenas na direção psíquica deste fenômeno. As dores de cabeça constantes, lombares e na região dos ombros também estão ligadas a problemas psicológicos como estresse e depressão cada vez mais frequentes em nossa sociedade.
“Entre os transtornos psicossomáticos que reagem ao físico podemos citar a acne, artrite reumatóide, asma brônquica, broncoespasmo, enxaqueca, diabetes, doenças cardíacas coronarianas e imunológicas, edema angioneurótico, herpes, hiperinsulinismo, hipertensão essencial, hipertireoidismo, neurodermatite, obesidade, tuberculose e úlcera”, afirma o Drº Fabrício Dias Assis, Anesteseologista e médico intervencionista da Dor.
Como tratar?
Nas situações de crises, o uso dos analgésicos ainda se mantém como uma das melhores soluções. No Brasil, atualmente há tratamentos eficazes para o combate das dores. Para as leves e moderadas, que costumam ser mais constantes e de tratamento mais rápido, o mercado apresenta medicamentos eficazes.
Por exemplo, o ibuprofeno em cápsulas líquidas, que alcança a circulação de maneira mais rápida que os comprimidos usuais e também penetra melhor nos tecidos afetados que os comprimidos. A ação do medicamento ocorre a partir de 15 minutos após a administração do mesmo. Pesquisas realizadas em diversas partes do mundo comprovam a rapidez de ação e eficácia do ibuprofeno em relação aos demais analgésicos disponíveis no mercado, inclusive o brasileiro.
Além disso, baseado no atual modelo biopsicossocial, a abordagem de um paciente com dor deve considerar um fenômeno complexo, no qual sua avaliação deve ser incluída os aspectos sensitivos, emocionais, cognitivos, comportamentais e culturais.
Para tanto o tratamento das dores em geral deve ser feito por uma equipe multiprofissional, composta por médico especialista em dor, psicólogo, psiquiatra, enfermeiro e fisioterapeuta. Desta forma o tratamento indicado é singular e construído de maneira conjunta pela equipe multiprofissional e pelo paciente e pode contar com a utilização dos recursos recomendados por evidências científicas, ou seja, medicamentos, procedimentos minimamente invasivos, psicoterapia, fisioterapia, acupuntura, atividades físicas, alimentação adequada, entre outras práticas que favorecem a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar físico, psíquico, social e espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário