segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Tratamento das varizes pela MTC


      Varizes ou veias varicosas são veias dilatadas, alongadas e tortuosas. Além de serem prejudiciais à estética, as varizes podem causar dor, cansaço e sensação de peso nas pernas. O edema, em geral é a primeira complicação, inicia-se no tornozelo e, pode atingir até o joelho. É discreto e inexistente pela manhã e aumenta à tarde e sua intensidade depende se o paciente ficar muito tempo em pé ou sentado. E se o problema não for tratado, podem ocorrer complicações como ferimentos na pele e úlceras varicosas, e numa fase mais avançada, podem ocorrer complicações inflamatórias.
     O sangue que circula nas veias, diferente do das artérias, vai  contra a força da gravidade, ou seja, de baixo para cima. Por esse motivo, as veias possuem umas válvulas que se abrem e fecham para permitir o fluxo do sangue e impedir que este circule "contra a corrente". Quando as válvulas deixam de funcionar adequadamente, a parede da veia perde tonicidade e o sangue deixa de fluir. É então que aparecem as varizes.
É um problema crônico e, ainda que se eliminem algumas varizes, ao fim de algum tempo voltam a aparecer outras, pois estes tratamentos geralmente não fazem com que o sangue volte a circular nas veias; pelo contrário, não facilitam a circulação.
       Existem também dois tipos de varizes assim classificadas: primárias e secundárias. As chamadas primárias são aquelas que aparecem influenciadas pela tendência hereditária, responsável pelas antiestéticas linhas vermelhas e azuis de diversos tamanhos; e as chamadas secundárias que aparecem por doenças adquiridas no decorrer da vida e são de tratamento mais difícil chamadas erroneamente de varizes internas.
     As varizes aparecem com mais frequência nos membros inferiores: pés, pernas e coxa.

Como Prevenir

     O ideal no tratamento de varizes é sempre evitar seu aparecimento. É importante tentar evitar atividades onde a pessoa é obrigada a ficar muitas horas em pé ou sentado. Caso não seja possível, a pessoa deve elevar as pernas por 15 minutos 2 a 3 vezes durante o dia, e à noite, quando chegar em casa, também deve-se movimentar os pés, como se estivesse acelerando um carro, este movimento chamado dorsiflexão, faz a musculatura da panturrilha se contrair ritmicamente, colocando em ação o coração periférico, que faz a circulação funcionar. Além disso, deve-se usar meia elástica, em geral de média compressão, que reduz a ação traumática da pressão hidrostática sobre as veias. Para vestir a meia elástica deve-se elevar as pernas por 20 minutos antes de colocar as meias para esvaziar bem as veias; caso contrário, elas perdem sua ação.). Consumir vitamina C, que aumenta a síntese de colágeno, fibra que reforça a parede do vaso.
     Se a pessoa já tiver uma história familiar de varizes, deve começar a se prevenir desde a juventude, especialmente se for mulher, para evitar que o problema fique muito sério. A massagem pode ajudar, mas deve ser constante. A melhor massagem para ajudar a circulação das veias chama-se drenagem linfática. Evitar o excesso de peso: o excesso de peso sobrecarrega a circulação e provoca o aparecimento de varizes. Ter bons hábitos alimentares é saudável para todo o corpo. Fazer exercícios: os exercícios melhoram a força muscular da perna e, portanto melhoram a circulação de retorno. Os melhores são andar, correr e nadar. Evitar o uso de anticoncepcionais: os hormônios femininos (pílulas,tratamento de menopausa, reposição hormonal) retêm líquidos e aumentam a pressão dentro das veias, também amolecem as paredes dos vasos e são uns dos principais fatores desencadeantes de varizes.Evitar o uso de salto alto: o salto alto faz com que a musculatura da perna fique permanentemente contraída, sem o movimento rítmico, o que dificulta a circulação venosa. O uso em ocasiões especiais não chega a ser prejudicial, mas o seu uso rotineiro certamente é.

Medicina Tradicional Chinesa

     Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, as varizes formam-se porque o sangue tem dificuldade em circular na veia e se acumula, causando assim dilatações. Este acúmulo se dá por duas razões diferentes. No primeiro tipo, o acúmulo de sangue resulta de um processo longo de estagnação de energia e de sangue (Qi e Xue) nos canais. Isto é visto em pessoas que ficam longo tempo trabalhando em pé sem descansar. O trabalho excessivo e aposição desfavorável dificultam a circulação do sangue que vai se acumulando nas pernas. O segundo tipo acontece em pessoas predispostas a varizes. Estas têm fraqueza na energia do baço, que é responsável pelos tecidos de sustentação no corpo. Assim, as veias têm paredes fracas, e o sangue escapa com facilidade. Além do tratamento interno para a causa básica, a MTC (Medicina Tradicional Chinesa) preconiza um tratamento externo, pois considera que a doença se manifesta predominantemente na pele.
     Na acupuntura são aplicadas agulhas em pontos específicos. Deste modo, são desbloqueados os pontos energéticos e simultaneamente ativada a circulação de energia e sangue.
     Este poderá ser um tratamento longo, mas desde as primeiras sessões irá sentir-se melhor. O tratamento de varizes em MTC passa sempre pela acupuntura associada à Fitoterapia Chinesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário