segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Cervicalgia e MTC


     Cervicalgia é um problema comum em todo o mundo, pelo menos no mundo industrializado, e constitui causa importante de incapacidade. O pescoço controla os movimentos da cabeça  em relação ao resto do corpo. Uma vez que os olhos e os órgãos vestibulares são localizados na cabeça, informações vindas dos mecanorreceptores das estruturas do pescoço são cruciais para interpretar os dados vestibulares e para controlar as funções motoras que dependem das informações visuais. A cervicalgia pode, assim sendo, ter profundas conseqüências. 
            Anualmente, a cervicalgia afeta entre 30 a 50% da população geral. Os fatores de risco incluem o trabalho repetitivo, longos períodos de flexão cervical, estresse aumentado no trabalho, fumo, erro de postura, traumatismos prévios do pescoço e ombros. 

Características clínicas
  • As condições de cervicalgia se desenvolvem de forma gradual ou tem aparecimento pós-traumático.  
  • Os episódios recorrentes são comuns. 
  • Os sintomas clínicos associados com a dor cervical são: dor e rigidez do pescoço, dor de cabeça, tonturas e dor que se propaga aos ombros e as extremidades superiores. 
  • A dor cervical pós-traumática se associa com uma variedade mais ampla de sintomas que incluem sintomas temporomandibulares, distúrbios visuais e auditivos, distúrbios do sono, da cognição e da emoção. 
  • Comorbidades como ansiedade, depressão e lumbago podem indicar condições mais preocupantes. 
     A prevenção é a melhora maneira de minimizar problemas cervicais, sendo requisitos básicos: exercícios diários, evitar a obesidade, aprender a dormir bem, postura correta, não forçar a coluna vertebral. Entretando, uma vez desencadeada a cervicalgia, diagnosticar de forma adequada a sua origem, identificando qual é ou quais são os canais de energia afetados, e escolher adequadamente o melhor tipo de tratamento para o paciente  é fundamental para o tratamento.  


Etiopatogenia segundo a MTC
  • Vento e frio invadindo os meridianos: Dor aguda e rigidez no pescoço após exposição ao frio e/ou ao vento.
  • Estagnação de Qi e Xue e Hiperatividade do Yang do Gan: Rigidez e dor crônica do pescoço com agravações agudas por estresse emocional e cefaléia.
  •  Insuficiência do Xue do Gan: após parto ou doenças prolongadas.
  • Deficiência do Rim: problemas crônicos do pescoço que pioram com o cansaço e fraqueza na região lombar. 
       
      A acupuntura é eficaz no tratamento da Cervicalgia, trabalhando em conjunto ao tratamento convencional, reduzindo as dores e diminuindo o consumo de analgésicos por parte dos pacientes. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário