terça-feira, 4 de setembro de 2012

Aromaterapia



Os óleos são usados há seis mil anos. Tudo começou com o fogo: o homem queimou barro, areia, jogou galho de eucalipto e sentiu um cheiro bom ("par fume" em latim quer dizer "pela fumaça"). Existem mais de três mil óleos no mundo inteiro, mas apenas 250 foram estudados. Um cheiro diferente pode estar saindo do ar condicionado ou até de máquinas quase escondidas e você nem notou. É a aromaterapia, uma mistura de óleos essenciais que ficam sublimados no ar. Você pode não sentir o cheiro, mas sente o efeito terapêutico, emocional. Eles são cem por cento naturais e muito concentrados. Despertam sensações e sentimentos.

A aromaterapia pode mudar a qualidade do ar, ou seja, você chega nos ambientes e não tem problema com cheiro de mofo, ambientes de fumantes, não invadem ambientes de não fumantes e o pessoal se sente à vontade dentro desses lugares. Para cada ambiente foi feito um estudo para escolher o aroma mais adequado. Para exemplificar, os hóspedes de um hotel que chegam ao quarto stressados, encontram um aroma que tem a finalidade de tirar o stress e a ansiedade. 

O olfato está diretamente ligado a uma parte interna do cérebro, na altura das têmporas. Ela desencadeia estímulos que mexem com a emoção e a memória. Vários óleos essenciais já foram testados e constatou-se verdadeira a atuação no corpo físico, mental, espiritual. 

Os óleos essenciais são feitos à base de folhas, raízes, flores. Cada um tem seu efeito: 

- Alecrim: vem da Tunísia e é indicado para doenças circulatórias. É um estimulante e ajuda a combater o cansaço. 

- Laranja: os óleos cítricos são os melhores produzidos no Brasil. Bom para o sistema digestivo, é um equilibrante emocional. 

- Eucalipto: originário da Austrália, trata das doenças das vias respiratórias. 

- Erva-cidreira: vem da Índia. Ajuda a criatividade e concentração, a memória e o trabalho. Dá motivação. 

- Grapefruit (toranja em português): original dos Estados Unidos. É mais utilizada na estética. É desintoxicante, pois dissolve a gordura e deixa a pele saudável. 

- Melaleuca (tea tree): planta da Austrália. Funciona como anti-séptico e é boa para tratar de problemas de pele, como micoses. 

- Camomila: pode ser usada pra cólica, febre, dores musculares e de ouvido e como terapia, serve para encontrar as causas do sofrimento. 

- Gerânio: é anti-depressivo e anti-séptico. Alivia a tensão pré-menstrual, tem ação diurética e ajuda na hora de tomar decisões. 

- Lavanda: é a mais usada na aromaterapia e tem função anti-stress, é relaxante e analgésica. É desintoxicante e o aroma harmoniza as emoções. 

- Y-lang Y-lang (lê-se ilangui ilangui): vem da África. Estimula a produção do estrogênio (melhora o calor da menopausa) , amacia a pele, o cabelo e é afrodisíaco. Resgata o amor próprio e estimula a euforia e a alegria. 


No Brasil, já existem mais de 30 tipos de óleos essenciais. Todos esses óleos hoje, não são encontrados apenas como aromatizadores de ambiente. Lápis de olho, pó, batom, creme para as mãos e muitos outros produtos são feitos com esses óleos. O importante é que eles sejam 100% naturais, senão não adianta nada. 

Confira duas receitas para harmonizar o ambiente: 

Spray

-10ml de óleo essencial
-80ml de álcool de cereais
-10ml de água

Preparo do spray

Coloque o óleo essencial, o álcool de cereais e a água num vidro com borrifador. Misture bem e está pronto. 

Chá

- Erva cidreira
- Água

Preparo do chá

Torça as folhas de erva cidreira e coloque na água fervendo. Deixe as folhas liberando o cheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário