segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Acupuntura pode ajudar no tratamento de bursite



Acupuntura é um tratamento bastante eficaz tanto no alívio das dores quanto na prevenção de novas crises


Bursite é a inflamação da bursa, pequena bolsa contendo líquidos que envolvem as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares. Ela permite e facilita um melhor deslizamento entre as estruturas.

Como as bursas estão localizadas próximas às articulações, qualquer processo inflamatório nestes tecidos moles, será percebido frequentemente por pacientes como dor intensa, edema (inchaço), inflamação e restrição de movimento.

Qualquer bursa no corpo humano pode ser afetada, mas aquelas localizadas nos ombros, cotovelos, punhos, dedos, quadris, joelhos, tornozelos e pés, são as mais frequentes. Geralmente, as bursites são condições normalmente temporárias, mas podem se tornar crônicas se não forem tratadas.

Suas causas são as mais variadas podendo a doença ser causada por traumatismo, infecções, lesões por esforço, uso excessivo das articulações, movimentos repetitivos, artrite (inflamação das articulações) e gota (ácido úrico cristalizado e depositado nas articulações).

O tratamento inclui uso de analgésicos e anti-inflamatórios, relaxantes musculares, aplicação de gelo e restrição dos movimentos da área afetada. Deve-se fazer alongamento para fortalecer os músculos e corrigir os movimentos que causam o impacto. A acupuntura, tem se mostrado um tratamento bastante eficaz tanto no alívio das dores quanto na prevenção de novas crises.

O tratamento da medicina tradicional chinesa para a bursite é focalizado para tirar dores, desinflamar a região afetada e melhorar a circulação do sangue. Como os sintomas de bursite podem ser confundidos com outros problemas que atingem as articulações, o diagnóstico é feito clinicamente, obtido por meio de exames complementares.

Uma vez descoberta à origem da inflamação, o profissional em acupuntura poderá ministrar o tratamento mais correto, segundo especilistas do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura.

No procedimento não há efeitos colaterais, é minimamente invasivo e indolor, desde que realizado corretamente por médico habilitado. Durante o tratamento, o paciente não deve forçar movimentos, evitar pegar peso, e em alguns casos, ficar em repouso, para aumentar gradativamente os movimentos até a recuperação total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário