terça-feira, 24 de julho de 2012

A língua na medicina chinesa

A medicina chinesa devota uma atenção detalhada à aparência externa e à conduta do paciente, consideradas um reflexo dos processos internos. Um dos principais meios de diagnóstico é a inspeção da língua, cuja aparência pode revelar muito sobre a saúde do paciente. O exame da língua, que deve ser feito sob luz natural e cuja duração não pode exceder 15 segundos, para que a tensão não altere seu formato e cor, consiste na observação de sua cor, forma e revestimento (saburra). Certas partes da língua refletem a saúde de outras partes do corpo, ou de certos órgãos internos (veja figura ao lado). Fisiologicamente, o estômago é o órgão que está mais intimamente relacionado a ela. Entre as alterações examinadas na língua estão:

Cor - é o aspecto individual mais importante do diagnóstico pela língua. A cor do corpo da língua é normalmente vermelho- claro, o que indica que a energia vital da pessoa (qi) é forte. Ela reflete a verdadeira condição do corpo, reflete a saúde dos órgãos internos e circulação sanguínea. Alterações na cor da língua geralmente indicam doenças crônicas.

Formatoa forma significa não só os contornos físicos da língua, mas também sua consistência, textura e mobilidade. Normalmente a língua não é nem muito fina, nem muito grossa, com o corpo liso e sem fendas. É mole e flexível, sem ser flácida. Sua forma se afunila em direção à ponta. A língua normal pode ser estirada facilmente e não treme, nem estremece incontrolavelmente, nem fica rígida ou imóvel voluntariamente. Alterações no formato da língua geralmente refletem doenças crônicas envolvendo sangue, qi ou fluidos.

Revestimento (saburra)Do ponto de vista da medicina chinesa, a saburra da língua é um subproduto fisiológico da digestão dos alimentos e dos fluidos realizado pelo estômago. A saburra normal da língua é fina, branca e levemente úmida (o que indica um estado saudável dos fluidos do estômago). Ela reflete a saúde do estômago e do humor (estresse, depressão etc.). Se a saburra for desmedidamente espessa, indica funcionamento impróprio do sistema digestivo. Quanto mais espessa, maior a intensidade do fator patogênico. A saburra também fornece um bom indicativo de doenças agudas como resfriados.


1. Rim
2. Bexiga
3. Fígado
4. Vesícula
5. Baço
6. Estômago
7. Pulmão
8. Coração
http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT1062204-3563-2,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário