sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ACUPUNTURA: o caminho está aberto para os farmacêuticos


 

A Acupuntura é uma realidade profissional para os farmacêuticos. Graças à Portaria número 971/06, do Ministério da Saúde, a prática foi inserida no SUS (Sistema Único de Saúde) e pode ser exercida por todos os profissionais da saúde, desde que a sua atuação seja regulamentada pelos seus respectivos conselhos federais profissionais. A conquista foi alcançada no Conselho Nacional de Saúde (CNS). O Plenário desse órgão aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

O CFF já havia reconhecido o exercício da Acupuntura para farmacêuticos. Para exercer a atividade, o Conselho Federal de Farmácia exige que o profissional tenha obtido a titulação lato sensu de especialista nessa área complementar. Vale ressaltar que 80% da população dos países em desenvolvimento utilizam práticas tradicionais nos cuidados básicos de saúde, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Em sua estratégia global sobre a medicina tradicional e a medicina complementar e alternativa, a OMS reforçou o compromisso de estimular o desenvolvimento de políticas públicas, com o objetivo de inseri-las no sistema oficial de saúde dos seus 191 estados membros.

MERCADO PARA FARMACÊUTICOS
O Dr. Wu Tou fez uma previsão otimista para os acupunturistas. Disse que o crescimento da Acupuntura é um processo “irrefreável” e que a prática se expandirá, tanto no SUS, quanto no setor privado. “A Acupuntura vai entrar nas empresas como terapia preventiva, visando ao bem-estar, à manutenção da qualidade de vida dos funcionários e a evitar lesões, a curar doenças etc.”, previu o acupunturista. Wu Tou adiantou que a prática será um importante nicho de mercado para os farmacêuticos. "Os farmacêuticos podem prestar bons serviços aos seus pacientes, também, como acupunturistas”, concluiu.

Fonte: Pharmacia Brasileira, pelo jornalista Aloísio Brandão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário