sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Labirintite e Acupuntura



O que é?

   Labirintite é uma desordem do equilíbrio do corpo humano. Tal desordem é causada por um processo inflamatório ou infeccioso que afeta os labirintos, que ficam dentro do sistema vestibular, órgão responsável pelo equilíbrio, postura e orientação do corpo e que se localiza no ouvido interno.  Deve-se salientar que o termo "labirintite" é utilizado de forma equivocada para designar todas as doenças do labirinto, já que existem outras patologias que podem afetar o mesmo.
   Quem sofre com a labirintite geralmente sente uma simples tontura, que pode ocorrer por uma pequena mudança de postura, até uma forte tontura com perda de equilíbrio e sensação de tudo girar. Alguns pacientes chegam a ter confusão, obscurecimento e sensação de peso na cabeça.  Outros sintomas também costumam aparecer como náusea (enjôo), vômito, zumbido no ouvido, perda auditiva (parcial ou total) no ouvido afetado e sensação de desmaio.

Labirintite x Acupuntura

   No âmbito da Medicina Chinesa a tontura relaciona-se com vento e umidade no Fígado.  Diz-se que o vento-úmido causa a tontura e penetra o Fígado. 
   Qualquer alteração que afete energeticamente o Fígado pode causar a labirintite.  As mais comuns são: a raiva, frustração, ressentimento e mágoas.  Além disso, o excesso de trabalho e atividade sexual podem desgastar os Rins, e conseqüentemente o Fígado, gerando tontura.
O paciente deve também seguir uma filosofia de vida saudável, eliminando os fatores que podem agravar o quadro, como a alimentação incorreta.
   Um fator que pode ajudar ou prejudicar, é a alimentação.  Nesse quesito, um dos principais inimigos do ouvido interno é o açúcar, escondido não só em guloseimas como chocolate, sorvete e bolachas. Como também em pães, tortas, bolos e massas feitos com farinha refinada.  Para saborear uma sobremesa sem riscos, o jeito é apostar no consumo de frutas como:  Banana, Abacaxi, Maçã e Pêra. 
   O consumo de alimentos gordurosos e laticínios forma umidade no Baço, deflagrando o quadro.
   No momento de se entregar às massas, o ideal é optar pelas integrais, já que suas fibras promovem uma absorção mais lenta da glicose.  O Sal não fica atrás quando se fala nos perturbadores do labirinto, já que está relacionado ao aumento da pressão nos vasos.
   A Labirintite deve ser diagnosticada e tratada primeiramente pelo Otorrinolaringologista. A acupuntura pode atuar de maneira complementar ao tratamento, aliviando os sintomas nos casos agudos, bem como nos casos crônicos.
   Não há contra-indicações para o tratamento, que deve ser realizado na freqüência de uma a três sessões semanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário