sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Acupuntura – veja os benefícios para as crianças


Problemas gastrointestinais, cólicas e refluxos são alguns dos motivos que têm levado muitas mães a buscar o auxílio da acupuntura para os filhos. Para aquelas que ainda não conhecem os benefícios desta prática tradicional da Medicina Chinesa nas crianças, vale a pena saber como funciona.
Segundo o médico acupunturista Leandro Yoshimura, da Clínica de Especialidades Integrada, a terapia complementar pode ser eficaz no tratamento de muitos males, sendo que as agulhas podem ser aplicadas desde a gestação até em crianças nos primeiros anos de vida.
Ele diz que crianças com distúrbios de sono também podem se beneficiar por meio da acupuntura. “Situações referentes ao comportamento, em geral decorrentes de ansiedade, levam muitos pais a buscar a acupuntura para os filhos”, diz Yoshimura. A acupuntura também contribui para fortalecer o sistema imunológico, ajudando nas defesas naturais do organismo e reduzindo indiretamente o número de infecções.
A prática, diz o acupunturista, ainda pode auxiliar em casos de crianças hiperativas, dores musculares, diarreia ou constipação (prisão de ventre), enurese noturna, alergias respiratórias, resfriados, rinites, e asma, entre outras.
“Os pontos estimulados na criança são os mesmos utilizados no adulto. A diferença está na maneira como a sessão é conduzida, pois a maioria dos pequenos fica apavorada só em ouvir falar de agulhas. Por isso, os estímulos devem ser mais suaves”.
As agulhas devem ser descartáveis e, ele explica, podem ser utilizadas em crianças mais velhas. Porém, devem ser colocadas superficialmente, sendo que as sessões têm um tempo menor (entre cinco e dez minutos) e geralmente não há estímulo em mais de dez pontos numa sessão.
“O tratamento não possui contraindicação aos pacientes infantis. Além disso, pode ser feito de forma preventivadiminuindo a frequência de doenças e encurtando o período de uso de medicações”, ressalta o médico.

2 comentários:

  1. Obrigada pelo convite. Notícia vinda em boa hora, pois eu já estava pensando em procurar um acupumturista. Seja bem- vinda também no meu blog.
    desiveloso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir