segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Acupuntura pode ser usada com finalidades estética


Para quem vive estressado e busca de fato uma mudança de vida voltada para o bem-estar, acaba uma hora ou outra sendo apresentado a técnicas alternativas como a acupuntura, uma boa solução para o equilíbrio mental, físico e emocional. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já considera o estresse como uma espécie de epidemia global. A terapeuta holística Andreia Rosa, de Rio Preto, tem aplicado a acupuntura com sucesso no combate ao estresse.

A fisioterapeuta Tatiana Dumaresq, especialista em acupuntura, de São Paulo, comenta que as pressões externas e até mesmo do meio ambiente costumam aumentar nesta época do ano, e a isso se somam as pressões decorrentes do elevado senso de responsabilidade, da autocrítica, das dificuldades fisiológicas e psicológicas que cercam o ser humano.

Ansiedade ou depressão diante de uma mudança brusca no estilo de vida ou da exposição a um determinado ambiente são os principais gatilhos para o estresse. Ela alerta contudo, que também as situações positivas podem desencadear o estresse. “O problema acontece quando esse estresse persiste por muito tempo”, diz.

Daí para desequilibrar o sono, aparecer enxaqueca, gastrite, estomatite e outros problemas de saúde é um pulo. Em especial doenças cardiovasculares, que podem surgir em razão da contração de músculos e vasos sanguíneos, que desencadeiam o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.

“O estresse também pode afetar o sistema imunológico, comprometendo as defesas do corpo e apresentando sintomas como fraqueza das unhas e dos cabelos, do sistema nervoso, afetando o controle emocional, provocando irritação ou ansiedade, e do sistema endócrino, causando desequilíbrio hormonal”, relata a fisioterapeuta.

Quem convive com esta situação é a professora Juliana Mathias de Jesus, 38 anos, que vê na rotina estressante que leva uma constante fonte de problemas. “Como falta tempo para cuidar de mim, acabo irritada e a isto se somam os problemas diários. Não é fácil, pois é muita demanda para uma pessoa só”, diz.
Divulgação
Além do estresse, técnica pode ser usada contra gordura localizada, dizem especialistas
Estudo comprova eficácia

A Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, em recente estudo, comprovou a eficácia da acupuntura. Foram acompanhados 20 adultos, 15 mulheres e cinco homens, de 27 a 65 anos, com quadros graves de estresse. Após apenas dez sessões, de cerca de 50 minutos, cada um deles já apresentava uma redução significativa nos níveis de estresse.

A fisioterapeuta Tatiana Dumaresq não tem dúvida da eficácia da técnica para combater uma série de sintomas e doenças. Até porque, segundo ela, o estímulo das agulhas produz reações locais e sistêmicas. ”As agulhas agem pela via nervosa, provocando a liberação de substâncias como endorfina e serotonina, que têm poderes analgésicos, calmantes e antidepressivos que podem aliviar os sintomas de forma imediata ou progressiva, conforme as características de cada indivíduo”, destaca.

Por isso, é essencial que seja realizada uma entrevista minuciosa com o paciente para identificar os eventuais desequilíbrios emocionais para que se possa atuar diretamente no problema com a ajuda da tradicional medicina chinesa.

Naturologia

Dentre as técnicas alternativas existentes, a Naturologia também é uma ciência que atua na melhora da saúde e, como o nome já diz, se vale de métodos naturais, tradicionais e modernos de cuidado para oferecer qualidade de vida e equilíbrio ao ser humano. Tem ação preventiva a situações de insegurança, dificuldade em concentração e assimilação, alterações no apetite, no sono e na memória, variações de humor, expectativa do pior, diminuição de autoestima, cansaço, inquietude interior e dificuldade em relaxar.

Para cada situação são indicadas uma ou mais técnicas que vão ser úteis naquele momento específico. “A partir de uma avaliação, traçamos uma terapia específica, que pode ser à base de florais de Bach, massagem de pedras quentes, aromaterapia e acupuntura”, explica a naturologista Tylá Pillotto Duarte.




http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Saude/120738,,Acupuntura+pode+ser+usada+com+finalidades+estetica.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário