sábado, 7 de abril de 2012

Acupuntura contra o vício de fumar!


 A Medicina Tradicional Chinesa tem um novo e precioso contributo que poderá ajudar na tão penosa caminhada. O vício de Fumar! De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorrem, por ano, mais de 10 milhões de mortes no mundo em decorrência do cigarro. O tabaco contém diversas substâncias que contribuem para uma grande variedade de patologias. É particularmente prejudicial nos casos de problemas cardio-vasculares, respiratórios, cerebrais, incidentes de bronquites, câncer do pulmão e boca e má formação fetal. Indiretamente, afeta, também, a saúde dos não fumadores, devido à poluição do ar.

Apesar de terem consciência dos males ocasionados pela nicotina, a maioria dos fumantes não consegue deixar o vício de lado, principalmente por conta dos efeitos da abstinência. E é exatamente nesse ponto que a acupuntura pode fazer toda a diferença na luta contra o tabagismo.

A acupuntura e a moxabustão têm mostrado ser eficazes no que diz respeito a parar de fumar. A acupuntura pela orelha (auriculoterapia), a acupuntura do corpo, ou ambas, são, com frequência, usadas na clínica para auxiliar as pessoas a deixar de fumar. Todavia, a terapia pela orelha é, atualmente, a mais utilizada.

A acupuntura atua com o objetivo de acalmar o paciente, auxiliando-o a passar pelo período de abstinência, a diminuir os efeitos da falta de nicotina e, por fim, a tonificar o pulmão diminuindo os efeitos prejudiciais do fumo e restabelecendo a saúde desse órgão vital.


Tratamento

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o cigarro desgasta o pulmão, que é a fonte do nosso vigor,  ele quem faz a união da energia captada pelo ar que respiramos, com a energia extraída da nossa alimentação, transformando-as em energia aproveitável pelo corpo todo.

Apesar de tratar o paciente de forma global e de ser uma terapia personalizada, a acupuntura costuma utilizar pontos em comum no tratamento antifumo.


O grande trunfo da acupuntura no tratamento contra o tabaco é que ela consegue fazer com que o corpo e a mente se reorganizem naturalmente, ajudando o corpo a retornar ao seu estado saudável. No entanto, antes de mais nada, é preciso da força de vontade do paciente. Apesar de todas as possibilidades terapêuticas, é fundamental que o paciente tenha criado consciência da necessidade de parar de fumar e esteja munido de toda a sua força de vontade, pois qualquer tratamento antitabagismo é um auxiliar a essa decisão, à força de vontade e à iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário