quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

12 Sugestões da Medicina Chinesa

              O envelhecimento faz parte do ciclo normal da vida e não deve ser sinônimo de doença, segundo a Medicina Chinesa, o envelhecimento é o resultado da deterioração da circulação resultando na má nutrição dos órgãos vitais. O restabelecimento do fluxo normal de energia, melhora a nutrição dos órgãos e tecidos, otimizando as funções do organismo.
              Sugestões que equilibram o fluxo energético do organismo, resultando em: viver melhor e mais tempo.

1.      Cuide de sua alimentação.

       Vida saudável significa, acima de tudo, uma boa alimentação. É importante saber o que comer, o quanto comer. A Medicina Tradicional Chinesa recomenda um ritmo certo para cada alimentação. Coma nas horas certas todos os dias e acabe com refeições pesadas à noite.

 2. Mantenha um horário para o sono.
      Pela ótica da Medicina Tradicional Chinesa, quando o corpo repousa o 'espírito' descansa. Ou seja, é necessário repousar a mente. A qualidade do sono se reflete no cotidiano. Faça com que o seu horário de sono coincida com o pôr-do-sol e o amanhecer. Pode parecer extravagante e muitos podem discordar, mas experimente este horário durante duas semanas e observe os resultados.

 3. Beba água.
      Todo mundo sabe que beber água faz maravilhas a saúde. É verdade, esse líquido é muito importante para manter nossos órgãos em perfeito funcionamento. Pela Medicina Tradicional Chinesa, beber água a temperatura ambiente ou ligeiramente aquecida, facilita a digestão. Uma copo de água morna em jejum faz muito bem à saúde.
 
4. Alinhe-se com as estações do ano.
    A Medicina Chinesa aconselha que o nosso estilo de vida se alinhe com a natureza. Viver em harmonia com as estações do ano é uma das formas mais poderosas de evitar doenças. Para além de alimentos locais e da época (mais saudáveis e saborosos e menos caros), ganha-se muito em ajustar o tipo de atividades à época do ano. Fique mais atento aos odores, cores, temperatura e estímulos da natureza ao longo do ano.


 5. Evite atividades excessivas.
      De acordo com a Medicina Chinesa, sexo em excesso, estudo intenso, excesso de atividades que o deixem a transpirar ou com dificuldades em respirar, retiram-lhe Qi e Jing, provocando um grande desgaste fisiológico. Evite exagerar essas atividades. “O Exercício faz bem, o Desporto nem tanto…”.

 6. Recupere o que gasta.
     Se não cumprir a recomendação anterior, certifique-se que se reabastece adequadamente. Como? O seu terapeuta de Medicina Chinesa pode avaliar as suas carências energéticas. Certifique-se que tem uma alimentação equilibrada e nutriente. Yoga, TaiChi, Chi Kung e Meditação contribuem também para repor os níveis de energia.

 7. Mexa-se, faça exercício.
    O ponto 5 pode sugerir que a Medicina Chinesa não recomenda atividades físicas. De fato o que se desaconselha é a atividade excessiva. Este tipo de exercício, retira Qi (energia) e líquidos orgânicos, sendo que a sua reposição é difícil. Faça caminhadas, nade, ande de bicicleta, pratique Chikung, Yoga. Ativi moderada e progressivamente o seu coração e os seus pulmões.
 8. Pratique acupressão em si mesmo.
 A acupressão é uma técnica que estimula os pontos de acupuntura pela simples pressão. Pode ser feita com os dedos ou com aparelhos próprios. A prática adequada e regular da acupressão previne doenças e estimula a circulação de Qi e de Sangue pelo corpo. O seu terapeuta de Medicina Chinesa pode ajudá-lo a encontrar a forma mais adequada.

 9. Mantenha as emoções controladas.
     A Medicina Chinesa dispõe de variadíssimas evidências que relacionam as emoções com disfunções orgânicas. Assim uma reação emocional muito intensa afeta um sistema ou um órgão, provocando danos colaterais. Podem surgir complicações que vão desde digestão difícil, problemas respiratórios, estados depressivos, etc. Existem várias técnicas disponíveis para termos uma vida emocional saudável. Investigue, reencontre-se e descubra a que lhe faz mais sentido.

 10. Não provoque o destino.
      Tendo presente a lei da causa e efeito, é aconselhável evitar as atividades que podem comprometer a nossa saúde física ou mental. O tabaco é um dos exemplos mais clássicos, mas também o álcool em excesso, as drogas, desportos radicais, a alimentação desregrada e outros excessos deverão ser abolidos. Se estiver envolvido em alguma destas atividades, avalie conscientemente o custo benefício da experiência.
11. Respire adequadamente
    Para ter uma pele viçosa e jovial, comece a respirar adequadamente e mantenha uma alimentação saudável. Por quê? Segundo a teoria dos cinco elementos da medicina chinesa, por exemplo, a pele se relaciona com o elemento metal, com o Fu intestino grosso e com o Zang pulmão. Devido a essa ligação, respirar bem é fundamental para a saúde da pele.

 12. Consulte regularmente o seu terapeuta de Medicina Chinesa.
       Mesmo que a saúde lhe pareça boa e mesmo que siga as sugestões aqui apresentadas, é uma boa ideia obter uma avaliação do seu terapeuta. Uma sessão periódica de acupuntura ou a toma de fitoterapia, podem detectar ou resolver pequenos problemas antes de se tornarem graves. É um pequeno preço a pagar para evitar doenças, dispor de excelente energia, aumentar o seu bem-estar, garantir qualidade de vida e aumentar a longevidade.

10 Segredos de Longevidade

10 regras simples que o Dr. Deepak Chopra prescreve para envelhecer com saúde e felicidade, no seu”livro mais optimista” Ageless Body, Timeless Mind - A Quantum alternative to growing old.”

1. Optar por alimentos frescos, comer pouco, beber líquidos saudáveis, abster-se de estimulantes e de sedativos e caminhar uma vez por dia.


2. Manter um elevado nível de higiene pessoal, apanhar ar fresco e luz solar, descansar, ter tempo para lazer agradável e para passatempos que dêem prazer.


3. Fazer exercício, meditar, praticar o controle da respiração e o yoga, estar atento aos sinais de conforto e desconforto do corpo.


4. Trabalhar o relacionamento de longa duração para conseguir um casamento feliz. Rir muito e com vontade, fazer amigos e manter os que lhe são mais próximos.


5. Escolher uma ocupação agradável, ir de férias todos os anos, ser otimista relativamente ao futuro, sentir-se financeiramente seguro e viver dentro das possibilidades.


6. Desenvolver uma personalidade descontraída, cultivar o comportamento não violento e ter respeito pela vida.


7. Viver em clima ameno, exercer uma boa vida sexual e, em caso de doença, escolher o tratamento médico mais adequado.


8. Viver o presente - aceitar o que a vida lhe traz, apreciando, aprendendo e deixando andar. Resistir ao natural desenrolar das coisas causa emoções negativas.


9. Desistir da aprovação dos outros, evitar julgamentos, substituir comportamentos motivados pelo receio pelos motivados por amor, nutrir emoções positivas expressando-as livremente.


10. Ter sempre presente que o mundo exterior é um reflexo da nossa inteligência mais profunda – O nosso “eu” real está dentro de nós.
 
                 Agora é só Praticar!
 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Vento na Medicina Tradicional Chinesa

 

A influência nociva do vento é considerada a grande causa de doença nos padrões de desarmonia na Medicina Tradicional Chinesa. Ele se combina prontamente com outros agentes patogênicos, gerando síndromes conhecidas como vento-frio, vento-calor e vento-umidade. Esse fator patogênico possui as qualidades do vento na natureza, aparecendo sem aviso e mudando constantemente. Considerada uma forma yang de qi nocivo (um fator patogênico), ele geralmente ataca a parte superior do corpo, cabeça, garganta (em inglês) e olhos. O vento causa movimento, portanto ele geralmente está envolvido onde existem sintomas de convulsões, espasmos ou tremores. O órgão mais freqüentemente afetado pelo vento externo é o pulmão. O vento interno é mais comumente relacionado a um desequilíbrio do fígado.

Síndromes do vento


Vento-frio:
nessa síndrome, a influência nociva do vento se combina com a do frio. A pessoa sente os seguintes sintomas: calafrios, febre (em inglês) - que é menos severa que os calafrios, ausência de sudorese (em inglês), cefaléia (em inglês), congestão nasal, e rigidez e dor nos ombros, região lombar, pescoço e área occipital (nuca). O frio faz os objetos se contraírem, e seus efeitos no corpo não são diferentes. Ele causa calafrios, e os tremores provocam o enrijecimento dos músculos. Ainda que os tremores possam não ocorrer, a pessoa tem dificuldade para se manter aquecida, mesmo quando vestida adequadamente para as condições. O vento-frio é tradicionalmente tratado com ervas quentes e diaforéticas (indutoras de suor) para dissipar o frio e repelir o vento.


Vento-calor:
causado por uma combinação de agentes patogênicos, essa síndrome é vista normalmente no resfriado comum (em inglês) ou gripe. A pessoa pode ter os seguintes sintomas: rosto vermelho, febre alta, dor de garganta, olhos vermelhos, língua vermelha e pulso rápido. O tratamento para a síndrome vento-calor inclui ervas que eliminam o calor e repelem o vento.


Vento-umidade:
a artrite (em inglês) é uma manifestação desse padrão. Como a umidade na natureza, que é persistente e requer tempo para ser erradicada, a influência patogênica da umidade é difícil de curar e leva algum tempo para ser resolvida. A influência do vento também faz a dor migrar de articulação para articulação, às vezes desaparecendo por um período somente para reaparecer sem aviso prévio. O tratamento dessa síndrome inclui ervas que drenam a umidade e melhoram a circulação do qi e sangue através das áreas afetadas. A terapia do moxabustão (aplicação de calor) é particularmente útil nessa situação.


Vento-água:
este é um ataque súbito de edema (sudorese devido à severa retenção de fluído), geralmente de alergias, envenenamento (em inglês) ou nefrite aguda (inflamação do rim). Ervas diaforéticas (indutoras de suor) ou diuréticas (produtores de urina) são usadas juntamente com acupuntura e moxabustão para tratar essa condição. As ervas ajudam o corpo a eliminar fluídos, e o moxabustão ajuda o corpo a metabolizar os fluídos e melhorar a circulação, e a acupuntura circula os fluídos estagnados e expele o fator patogênico.


Vento-irritação:
essa categoria inclui qualquer condição de pele que apareça subitamente. Como a umidade geralmente tem uma participação nessa condição, pode ser difícil de ser tratada. O tratamento pode incluir ervas que "dispersam o vento, eliminam o calor e drenam a umidade". Por exemplo, se a irritação (em inglês) é vermelha e gera queimação, ervas que eliminam o calor também são usadas. O controle da dieta é sempre uma parte essencial do tratamento. O café, em particular, deve ser evitado em condições de pele, já que ele aquece o sangue, aumentando ainda mais o vento.


Fígado-vento movendo-se internamente:
esta é uma condição interna do fígado que pode resultar de um desequilíbrio a longo prazo. Os padrões crônicos usuais são a deficiência de yin do fígado ou deficiência do sangue. Os sinais dessa condição são vários movimentos corpóreos anormais, como contrações, tremores, convulsões e espasmos. O fígado comanda o movimento suave do qi e do sangue no corpo assim como o movimento harmônico dentro do corpo. Um desequilíbrio no fígado prejudica essa função, produzindo movimento anormal, e a influência do vento estimula esse movimento em momentos imprevisíveis.


Calor excessivo produzindo vento:
se o calor é muito extremo, ele pode causar um colapso súbito, como o que ocorre em uma insolação (em inglês). Ele também pode causar convulsões súbitas, como aquelas que ocorrem em crianças com febre alta. Compare esse processo interno com o que ocorre na natureza quando a subida do ar quente causa rajadas de vento alto.


Deficiência de sangue que leva ao vento:
como o fígado armazena o sangue, uma deficiência de sangue afeta o fígado, levando ao vento. Essa condição pode produzir entorpecimento e cãibras. Quando o sangue é tonificado, esses sintomas desaparecem.

Visão geral das causas de doença

 

Causas de doença segundo a Medicina Tradicional Chinesa - Visão geralAs causas de doença na Medicina Tradicional Chinesa são determinadas por uma série de fatores. Algumas dessas causas são consideradas externas, como nas seis influências nocivas: vento, frio, calor, secura, umidade e calor de verão. Outras causas são consideradas internas, como nas sete emoções: raiva, alegria, preocupação, pensamento obsessivo, tristeza, medo e choque. Outros fatores que atuam no desenvolvimento de doenças são dieta (em inglês), estilo de vida e acidentes.

Quando o corpo está saudável, suas várias substâncias e energias estão em equilíbrio harmônico, tanto internamente quanto em relação ao ambiente externo. Quando essa vitalidade inata (qi verdadeiro) e as defesas imunológicas (wei qi) estão fortes, é difícil uma doença contraída externamente se desenvolver, especialmente se o agente patogênico invasor for fraco.

Porém, um agente patogênico excepcionalmente forte pode vencer até mesmo uma pessoa saudável, especialmente se a pessoa estiver enfraquecida pelo estresse (em inglês), fadiga (em inglês), sobrecarga ou outros fatores relacionados ao estilo de vida. Por exemplo, uma pessoa com um sistema imunológico forte pode evitar contrair um resfriado (em inglês), mesmo se uma pessoa doente espirrar (em inglês) sobre ela. Porém, se ela ingerir um tubo de teste repleto do mesmo vírus, seu forte sistema imunológico não conseguirá combater um ataque tão violento. Por outro lado, uma pessoa com um wei qi muito fraco pode contrair qualquer agente patogênico que esteja ao seu redor devido às suas defesas excepcionalmente enfraquecidas. É por isso que idosos e crianças pequenas são mais sujeitas às epidemias de gripe.

Essa interação entre o wei qi (também chamado de qi benigno) e os fatores patogênicos (qi nocivo) determina se uma pessoa adoece, como o corpo responde à doença, e quanto tempo leva a recuperação.

Acupuntura estética

Acabar com a gordura localizada, rugas, reduzir culotes, medidas e ter pele firme são sonho frequente entre as mulheres. Extremamente eficaz contra os distúrbios do estresse, a acupuntura tem apresentado resultados importantes nos tratamentos de correção estética, atestam especialistas na área. E pode ser uma aliada eficaz para alcançar o corpinho ideal em menos tempo.

O fisioterapeuta Fabrício Escudine, do Centro Brasileiro de Medicina Chinesa, acredita que o procedimento nunca recebeu a importância devida. "A acupuntura é indicada para vários tipos de problemas. No Brasil, a cultura médica acabou relegando a técnica de origem oriental aos distúrbios de estresses mental e traumático, como as dores de coluna", afirma. Esses tratamentos, de acordo com Escudine, melhoram o metabolismo corporal como um todo, tanto na parte hormonal como na vascular. O efeito analgésico no combate às dores no corpo, pelo qual o método se popularizou, é apenas um dos usos da terapia.
Prevenção é tudo!

A terapeuta holística Alessandra Vianna, do centro médico integrado NutriPrime, no Rio de Janeiro, ressalta o caráter preventivo do método oriental, em contraponto com a medicina ocidental: "A acupuntura serve para tudo. Ela ajuda a manter o equilíbrio energético do corpo, mantendo-o estável contra quaisquer males, já que, na cultura do Oriente, as doenças só conseguem se instalar ao se aproveitarem de um déficit de energia. Nós, do Ocidente, estamos mais acostumados a remediar e não a prevenir", explica.
Contra a gordura localizada

Através dos meridianos (fluxos de energia vital conhecidos por ki, em japonês, ou chi, em chinês) da acupuntura, as pequenas agulhas estimulam o organismo a reagir bioquimicamente, de maneira positiva, desintoxicando e reequilibrando o metabolismo. O procedimento, segundo Escudine, pode facilitar a eliminar a gordura localizada e alguns dos inimigos mais implacáveis das silhuetas femininas: "São muitos os métodos. Para a estética, existe a eletroacupuntura, estímulos elétricos em determinados meridianos que provocam a eletrolipólise". A eletrolipólise, por sua vez, faz com que as gorduras acumuladas possam ser quebradas e, assim, passem para áreas aquosas do organismo em que sua excreção se torna mais fácil.
Tratamentos mil
A terapia é um grande recurso para problemas da pele. Rugas, flacidez e gordura localizada têm sido solucionadas através das pequenas agulhas que, ao estimular a reação do organismo, provocam uma melhoria do tecido. O especialista, no entanto, faz uma ressalva: "Nós só temos restrição quanto às rugas no entorno dos olhos, os famosos 'pés-de-galinha'. Ali, como é uma área de muita vascularização, não é recomendada".

Nos demais casos, correções quaisquer, como as originadas por um desequilíbrio energético ou mesmo neurofisiológico, podem ser feitas através da eletroacupuntura. "Elevação de seio, redução de culote, diminuição de rugas, redução de abdômen, pós-cirúrgico de uma lipoaspiração, diminuição de medidas na cintura, tecido flácido na parte posterior do braço: tudo isso pode ser resolvido com algumas sessões de acupuntura", elenca Escudine.

Apesar de a primeira impressão assustar por conta de tantas agulhas, ainda mais no caso da eletroacupuntura, em que elas são ligadas a fios elétricos, o especialista desmitifica: "São agulhas inseridas de maneira oblíqua e não perpendicular nas áreas de abrangência de gordura e músculo. Isso significa que só atingem superficialmente, sem nenhum risco de perfuração de vísceras ou órgãos".
De dentro pra fora
A máxima 'mente sã em corpo são' é potencializada na acupuntura. Muitas mulheres sofrem com a ansiedade, que é capaz de desregular a carga energética a ponto de não conseguirem ter um corpo saudável. "A acupuntura realiza o tratamento de dentro para fora, ou seja, a pele reflete a sua saúde. Não podemos esquecer que a nossa pele é o maior órgão que possuímos", ressalta Vianna.

No universo da acupuntura está inserida a auriculoterapia, método em que são colocadas sementes em pontos de energia vitais na orelha. "Cada órgão é responsável por estímulos energéticos do corpo e na orelha existem mais de 200 pontos. Quando estimulados através da reflexologia, passam o mesmo estímulo aos órgãos associados a eles", diz Vianna.



Segundo ela, qualquer desequilíbrio pode reencontrar o eixo através da auriculoterapia. "Vamos supor que a pessoa está com a perna inchada. Normalmente, o rim, responsável pela vascularização, está em desequilíbrio. O tratamento consiste em sessões colocando sementes, geralmente de mostarda ou couza, no ponto referente ao rim na orelha do paciente, reequilibrando-o".


O emocional também é beneficiado. "A pessoa fica mais calma, passa a dormir melhor. Existem órgãos responsáveis por estímulos de raiva e ansiedade, por exemplo, que podem ser minimizados com o método". Depois de harmonizados, o organismo passa a funcionar com as cargas de energia adequadas, evitando destemperos, reações impulsivas e explosivas.


Aliado da dieta

Para quem não quer apenas corrigir imperfeições, mas sim fazer uma dieta, a terapia pode ser um trunfo. Vianna ressalta, entretanto, que nesse caso ela deve ser acompanhada de uma reeducação alimentar e atividade física regular. "A técnica age, em muitos dos casos, nas pessoas com algum desequilíbrio nas glândulas suprarrenais, reponsáveis pelos hormônios que aceleram o ganho de peso. Outro procedimento a nosso alcance é utilizar o ponto da ansiedade, inimiga de qualquer dieta", observa.


Além disso, a flacidez também pode ser combatida: "O baço é um dos órgãos responsáveis pelo tônus muscular. Geralmente, quem apresenta flacidez sofre de desequilíbrio no baço, que tem um ponto correspondente na orelha". Vianna apenas alerta para que não sejam utilizados mais de 10 pontos de estímulo por sessão, pois, de acordo com a tradição chinesa, pode-se gerar um excesso de estímulos para o cérebro administrar.
http://www.bolsademulher.com/beleza/acupuntura-estetica-104278-2.html

Acupuntura é eficaz no alívio da dor

 

Tratamento milenar oriental acalma células cerebrais, constata estudo

acupuntura
Uma nova pesquisa acaba de comprovar a eficácia da acupuntura. Cientistas da Universidade Hospital de Essen, na Alemanha, constatou que a técnica chinesa milenar acalma as células cerebrais responsáveis pela percepção de dor, ajudando a diminuir a sensibilidade do paciente na região atingida.
No experimento, 18 voluntários foram submetidos a choques elétricos enquanto seus cérebros eram examinados. Depois, passaram pela mesma experiência, mas, dessa vez, com as agulhas da acupuntura colocadas entre os dedos das mãos, abaixo do joelho e próximo ao dedão do pé. "A ativação de áreas do cérebro envolvidas na percepção da dor foi significativamente reduzida ou modulada com a acupuntura", conta a pesquisadora Nina Theysohn.
Um estudo similar já havia indicado, recentemente, que o simples ato de colocar agulhas na pele e retorcê-las produz uma série de analgésicos naturais. Porém, os especialistas de nenhum dos dois estudos parecem dispostos a concordar que o efeito acontece porque as agulhas “balanceiam as forças vitais”, nem confirmar os demais benefícios clamados pela acupuntura, como o combate a alergias e ao hábito de fumar.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ACUPUNTURA: o caminho está aberto para os farmacêuticos


 

A Acupuntura é uma realidade profissional para os farmacêuticos. Graças à Portaria número 971/06, do Ministério da Saúde, a prática foi inserida no SUS (Sistema Único de Saúde) e pode ser exercida por todos os profissionais da saúde, desde que a sua atuação seja regulamentada pelos seus respectivos conselhos federais profissionais. A conquista foi alcançada no Conselho Nacional de Saúde (CNS). O Plenário desse órgão aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

O CFF já havia reconhecido o exercício da Acupuntura para farmacêuticos. Para exercer a atividade, o Conselho Federal de Farmácia exige que o profissional tenha obtido a titulação lato sensu de especialista nessa área complementar. Vale ressaltar que 80% da população dos países em desenvolvimento utilizam práticas tradicionais nos cuidados básicos de saúde, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Em sua estratégia global sobre a medicina tradicional e a medicina complementar e alternativa, a OMS reforçou o compromisso de estimular o desenvolvimento de políticas públicas, com o objetivo de inseri-las no sistema oficial de saúde dos seus 191 estados membros.

MERCADO PARA FARMACÊUTICOS
O Dr. Wu Tou fez uma previsão otimista para os acupunturistas. Disse que o crescimento da Acupuntura é um processo “irrefreável” e que a prática se expandirá, tanto no SUS, quanto no setor privado. “A Acupuntura vai entrar nas empresas como terapia preventiva, visando ao bem-estar, à manutenção da qualidade de vida dos funcionários e a evitar lesões, a curar doenças etc.”, previu o acupunturista. Wu Tou adiantou que a prática será um importante nicho de mercado para os farmacêuticos. "Os farmacêuticos podem prestar bons serviços aos seus pacientes, também, como acupunturistas”, concluiu.

Fonte: Pharmacia Brasileira, pelo jornalista Aloísio Brandão 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Tui Ná, Massagem Terapêutica que alivia a dor!


O Tuiná, é uma especialidade médica dentro da MTC, que usa as mãos como instrumento para tratar doenças, é uma das mais antigas formas de medicina chinesa. Isto pode ser comprovado na história médica de uma das mais antigas nações do mundo, porque, o costume de esfregar, comprimir, amassar ou bater com as mãos em seus corpos ou os de seus companheiros, a fim de se livrarem do frio, ou do desconforto ocasionado pela fadiga, distensão abdominal e vários outros ferimentos, é um instinto inato do ser humano. Nos tempos primitivos, quando ainda não existia nenhum instrumento médico, os chineses antigos não podiam fazer nada além de usar o método espontâneo de auto-esfregamento, auto-amassamento ou auto-batimento no corpo. De fato, isto é, ainda que somente baseado na razão, a origem do Tuiná.
Atualmente, a terapia Tuiná floresce na China e em todo o mundo, está tomando parte ativa em vários campos da medicina complementar e preventiva, tais como: prevenção, reabilitação e preservação da saúde. É uma terapia segura, eficaz, sem risco e livre de efeitos colaterais e será aceita, sem dúvida, cada vez mais pelas pessoas de todo o mundo e contribuirá grandemente para a saúde e prolongamento da vida de todos!
Algumas patologias que podem ser tratadas com o tuiná:
In addition to being a joint massage therapy relief, Tui Na is a well-known natural treatment for: • Asthma • Asma
• Ankle or wrist • tornozelo ou dor no punho
Back pain • Dor nas costas
• Headache and migraine • Dor de cabeça e enxaqueca
• Joint pain or moving pain • Dor nas articulações ou dor em movimento
• Menopause • Menopausa
• Neck pain and stress • Dor de garganta e estresse
• Parkinson's disease • Doença de Parkinson
• Rheumatism and arthritis • Reumatismo e artrite

Revista digital

Já está disponível para download a excelente revista digital de Medicina Chinesa, já na sua terceira edição.

Seguem os links para download:

4 Shared
http://www.4shared.com/document/S8t0xYiB/MCB-03.html

Megaupload
http://www.megaupload.com/?d=HS4EST9C

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Auriculoterapia - Manaus

 

Auriculoterapia é um método terapêutico e analgésico pela estimulação de pontos reflexos no pavilhão auricular. Apresenta poucos efeitos colaterais, é eficaz, de ampla abordagem e de simples manipulação. A relação fisiológica entre o pavilhão auricular e diversas partes do corpo, órgãos e sistemas é o que a faz ser uma técnica de reequilíbrio energético de excelência.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • 1. Histórico Mundial até a Atualidade;
  • 2. Relação com os Zang Fu, com o Sistema Nervoso Central, com os Neurotransmissores;
  • 3. Mecanismos Fisiológicos, o Stress e o Sistema Imunológico;
  • 4. Materiais e Meios de Estimulação;
  • 5. Efeitos Colaterais, Contra-Indicações;
  • 6. Pontos Auriculares, definição, Base funcional no Diagnóstico e tratamento, Aspectos importantes na observação;
  • 7. Anatomia do Pavilhão e a Inervação Auricular;
  • 8. Nomenclatura das Áreas Anatômicas;
  • 9. Distribuição dos Pontos Auriculares;
  • 10. Descrição das 16 Áreas Auriculares, incluindo:
  • 11.1. Nome;
  • 11.2. Localização;
  • 11.3. Função;
  • 11.4. Diagnóstico das Disfunções;
  • 11.5. Prática de localização;
  • 12. Lóbulo da orelha;
  • 13. Antitrago;
  • 14. Fossa antitrago;
  • 15. Tragolaringe;
  • 16. Incisura anterior do trago (supratrago);
  • 17. Antihélice;
  • 18. Cruz Inferior da Antihélice;
  • 19. Cruz Superior da Antihélice;
  • 20. Fossa escafóidea e a antihélice;
  • 21. Fossa Triangular: pelve e genitais internos;
  • 22. Raíz da Hélice;
  • 22.1. Concha cimba;
  • 22.2. Concha cava;
  • 22.3. Incisura do Intertrago;
  • 22.4. Hélice;
  • 22.5. Pontos do Dorso da Orelha.

MINISTRANTE

Dra. Fernanda Mara dos Santos (Brasília/DF)

CARGA HORÁRIA

20 h/aula

 O CURSO

Aulas Práticas e Teóricas;
Apostila ilustrada;

DATAS

09, 10 e 11 de Março de 2012

HORÁRIOS

Sex: 18h às 22h
Sáb: 08h as 18h
Dom: 08h às 12h

LOCAL

Sede da Bio Cursos - R. Rio Içá, 10 - Vieiralves (entre a Av. Pará e a Av. João Valério)

INFORMAÇÕES E MATRÍCULAS

(92) 3584-0031 / (92) 9148-1709 / (92) 8130-4434
André Rigato
Márcia Rigato
Cairo Medeiros
cursos@portalbiocursos.com.br

30/3/2012 - 1/4/2012

IV Congresso Brasileiro de Acupuntura – SOBRAFISA


O evento será realizado de 30 de março a 1 de abril de 2012 em Ribeirão Preto – SP. Mais informações estão disponíveis no site www.sobrafisa.org.br

DÚVIDAS FREQUENTES



 


1. CRIANÇAS PODEM FAZER ACUPUNTURA?

Sim, porém se faz necessário, na maioria dos casos , a substituição por laser , STIPER, dentre outras ferramentas.
2. AS MULHERES GRÁVIDAS PODEM FAZER ACUPUNTURA?

Sim, visto que a terapia auxilia na diminuição de lobalgias, diminuição da ansiedade e náuseas, potencializar a qualidade do sono, dentre outros.

Existem alguns pontos que não deverão ser punturados, pois viabilizam contrações uterinas, provocando o aborto, mas um profissional especialista em Acupuntura sabe elencar adequadamente os pontos.

3. DEVO PARAR DE TOMAR MEUS REMÉDIOS ENQUANTO FAÇO ACUPUNTURA?

Não, visto que apenas o profissional que prescrevera pode suspender a medicação. Apesar de algumas medicações alopáticas mascararem alguns sintomas, o especialista em Acupuntura saberá identificar distúrbios energéticos.

Com o tratamento de Acupuntura o cliente perceberá mudanças fisiológicas e na maioria dos casos o médico responsável pela prescrição medicamentosa , normalmente, altera a dosagem. Em muitos casos o médico suspende as medicações.


4. PRECISO DE UM ENCAMINHAMENTO MÉDICO PARA FAZER ACUPUNTURA?

Não. Após a anamnese (entrevista), caso necessário o profissional encaminhará o cliente para o médico - clínico geral e com auxílio de exames laboratoriais saber-se á identificar a terapia recomendada. O especialista em Acupuntura sabe identificar problemáticas que podem ou não ser tratadas por meio da terapia.

O importante é valorizar o trabalho da equipe multidisciplinar para que cada profissional trabalhe com excelência, com respeito a ética - legal - profissional.
 

Acupuntura Laser sem dor

A acupunctura com agulhas laser tornou-se num novo ramo de acupunctura médica nos últimos anos, com o desenvolvimento e patenteamento da primeira agulha de acupunctura a laser em 1999. A primeira agulha foi produzida com o nome LASERneedle®.
Desde então, é possível estimular com laser tanto a orelha como o corpo, numa combinação simultânea de pontos com efeitos de cura equivalentes, e em muitos aspectos superiores, aos dos conseguidos com a clássica agulha de metal da acupunctura.
Os pacientes ficam verdadeiramente impressionados pela aplicação sem dor da agulha LASER, onde não há necessidade de perfurar a pele.
Há mais de 14 clínicas universitárias que trabalham em acupunctura laser na Alemanha, Áustria, Suiça, Espanha e USA. As agulhas laser tornaram possível, pela primeira vez, que os tratamentos de acupunctura fossem praticamente indolores.
Este facto despoletou um surto de interesse na pesquisa deste fenómeno. Existem mais de 30 publicações internacionais sobre o assunto, inclusive em Chinês. Esta pesquisa foi agraciada com o prémio da Fundação de Pesquisa da acupunctura Médica (MARF) em 2004, pela Academia Americana de acupunctura Médica (AAMA).
A irradiação por laser nas áreas da pele ou da mucosa tem propriedades anti-inflamatórias, reduz o inchaço, melhora a micro-circulação e estimula o sistema imunitário. A chuva de fotões laser tem vindo a ser usada com sucesso no eczema agudo ou crónico, neurodermatite, úlceras crónicas associadas e complicações venosas e AVCs, psoríase, lichen njberplanus, verrugas, alopecia aresta, herpes e queimaduras.
A irradiação pulsante aleatória a laser do ouvido interno em combinação com a acupunctura, influencia directamente a reorganização das estruturas corticais. Nunca o tratamento do tinnitus agudo ou crónico foi tão prometedor.

CIÊNCIA

Só o conhecimento da interacção entre fotões e tecido biológico pode levar à compreensão da agulha laser de acupunctura e à verdadeira inovação...
A pesquisa sobre os efeitos cerebrais e periféricos da estimulação óptica, mostraram que a acupunctura laser é regulada pelo princípio dose-efeito e activa os sistemas centrais descendentes inibidores da dor.

Uma inovação pioneira na área do tratamento da dor é o facto de, pela primeira vez, poder ser empregue uma acupunctura por impulsos ópticos de laser de baixa frequência, para melhorar significativamente as propriedades analgésicas da acupunctura. As frequências de dor LASERneedle® aumentam e aceleram a libertação de endorfinas e permitem uma nova qualidade de tratamento nas dores crónicas e agudas, tais como:
Articulações dolorosas (reuma, hemofilia), sindroma de obstrução dolorosa do ombro, epicondilite, tendovaginite, sindroma do túnel cárpico, sindroma celvical, lomboisquialgia, dores de cabeça induzidas pelo stress, enxaquecas, cicatrizes dolorosas, dores fantasmas, causalgia, nevralgia do trigémeo, atrofia de Sudeck, dores pós-cirúrgicas, dor de tumor parietal...
“Curar a doença e aliviar a dor usando a luz é uma visão inspiradora e, de longe, a terapia mais natural“
Os componentes de luz da agulha de acupunctura laser são um suave, ainda que poderoso, aproveitamento de energia natural. Não entram em conflito com os princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), e partilham uma profunda compreensão da sua filosofia.
As agulhas de acupunctura LASERneedle® tornaram possível, pela primeira vez na história da acupunctura, o tratamento dos pacientes em plena paz de espírito.
O sistema LASERneedle® foi desenhado de acordo com a metodologia e a riqueza de diagnóstico da acupunctura. Pesquisas intensivas refutam, à data, a teoria de que se não dói, não cura...As possibilidades terapêuticas das agulhas laser vão muito além da acupunctura.
Num futuro previsível será possível exercer natural e suavemente, uma regulação selectiva do sistema hormonal — uma alternativa fascinante à terapia de tratamento hormonal pela medicina convencional.